Iogurte caseiro

19/09/2016

 

INGREDIENTES

1 litro de leite semidesnatado

1 pote de iogurte desnatado (de aproximadamente 170g)

 

Em uma panela  coloque o leite e leve ao fogo, até levantar fervura, se houver a formação daquela “ natinha”  do leite,  retire  e descarte, despeje este leite em um recipiente plástico ou vidro que você possa tampar, deixe esfriar um pouquinho e vá medindo se aguenta colocar o dedo indicador dentro, a temperatura ideal será aquela que o seu dedo não irá queimar, porém o leite ainda estará quente.

 

Nesta temperatura coloque o pote de iogurte, e mexa delicadamente, tampe o recipiente leve a um local sem ventilação, se possível  no forno desligado,  envolva este recipiente com algumas toalhas grossas, a “ideia “ é que fique bem quentinho para que as bactérias boas proliferem,  deixe neste local por  aproximadamente 10 horas, ideal é fazer a noite para que de manhã ele esteja prontinho para ser saboreado, para que ele fique mais consistente, você pode retirar o soro, conserve em geladeira por 7 dias.

 

'DIKINHAS': O soro retirado pode ser utilizado em preparos de bolos e sucos.

 

Não coloque o iogurte se estiver mais quente do que indicado, pois as nossas bactérias boas poderão morrer e não é isso que queremos. Espero que aproveitem. 

Os próximos iogurtes poderão ser feitos com este mesmo iogurte basta separar um copinho e  guardar na geladeira.

 

Você pode utilizar um termômetro culinário e verificar a temperatura por ele,  essa deverá ser de 45° graus.

 

RENDIMENTO: 8 porções de aproximadamente  150g cada.

 

CALORIAS:  Aproximadamente 70Kcal cada

 

Fonte: http://nutricastellani.com.br/