Prefeitura resolveu menos da metade das solicitações feitas pela Central 156

14/08/2017


Prefeitura de São Paulo resolveu 42% das solicitações feitas pelos cidadãos da cidade pela Central 156 no primeiro semestre de 2017, de acordo com dados do Portal da Transparência do Governo Municipal.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a central telefônica SP 156 recebe milhares de ligações diariamente, sendo 30% deste volume referente a demandas de zeladoria, como poda e remoção de árvores, tapa-buraco, remoção de veículos abandonados, cata-bagulho, descarte irregular de entulhos, varrição e Lei do PSIU.

Entre 1º de janeiro e 20 de junho a Prefeitura recebeu um total de 371.401 solicitações, especialmente das regiões da Mooca, Sé e Ipiranga. A maior parte dessas demandas era por serviços de tapa-buraco, auxílio a pessoa em situação de rua e poda de árvore.

 

As demandas resolvidas somaram 156.166 no mesmo período, o equivalente a 42% do total. O secretário de Inovação e Tecnologia atribuiu a conclusão de menos da metade das demandas aos serviços que a gestão anterior deixou pendente em entrevista ao G1.

 

“589 mil solicitações não foram atendidas pela gestão passada, ficamos com este estoque, e ainda recebemos 25 mil ligações por dia”, afirma o secretário Daniel Annenberg. “Já em abril aumentou o Tapa-Buraco, o Adote Uma Praça, o Calçada Nova, e em maio atendemos 10 mil solicitações a mais do que entrou, considerando as demandas antigas”, continuou.

 

Os dados do Portal da Transparência indicam que entre abril e maio houve realmente um salto de demandas solucionadas, de 28.782 em abril para 40.013 em maio. “Vamos zerar as demandas anteriores entre final do ano e começo do ano que vem, e então só cuidaremos das novas demandas”, prometeu Annenberg.

Os bairros mais atendidos no primeiro semestre foram Mooca, Sé e Santo Amaro, e os serviços mais realizados foram auxílio a pessoa em situação de rua, poda de árvore e limpeza das vias.

 

A Secretaria de Inovação e Tecnologia explica que os prazos para a conclusão dos problemas variam - o tempo médio para os reparos na iluminação pública, por exemplo, é de 72 horas, pedidos de varrição demandam, em média, 4 dias, tapa-buraco, 45 dias, limpeza de bueiros, 5 dias, e podas de árvores até 120 dias.

 

O secretário de Inovação e Tecnologia Daniel Annenberg disse que tem buscado formas de melhorar os prazos. “Existem ações legislativas, como o projeto de lei que prevê que engenheiros de fora da Prefeitura também possam fazer os laudos para os serviços, e existem ações de inteligência, pois agora as equipes podem atender diversas demandas de uma mesma região em uma saída”, explica o secretário. “Estamos com um déficit de R$ 7,5 bilhões no orçamento, a equipe está menor, mas estamos fazendo o máximo possível”, garante.

 

Em 2016, a Prefeitura apresentou desempenho similar na comparação dos dados do primeiro semestre daquele ano e deste ano. Foram 437.782 solicitações entre 1º de janeiro e 20 de junho, principalmente das regionais Sé, Mooca e Itaquera. Os pedidos mais frequentes foram de serviço de tapa-buraco, auxílio a pessoa em situação de rua e poda de árvore.

 

Desses chamados, a gestão resolveu 43% das demandas, no mesmo período do ano. Os serviços mais atendidos foram para serviço de tapa-buraco, auxílio a pessoa em situação de rua e acúmulo de água limpa e parada.

 

O SP 156 pode ser acionado pelo telefone todos os dias, 24 horas por dia, pelo site, pelo aplicativo (Android e iOS) e nas praças de atendimento das Prefeituras Regionais.

 

Fonte: G1