Trabalhadores de concessionárias de veículos aprovam trabalhar 2 domingos no mês


31/01/2018


As concessionárias de veículos na cidade de São Paulo, aos domingos, só vão poder trabalhar no sistema 2x2, ou seja, abrem dois domingos e permanecem fechadas dois domingos. A decisão é inédita, feita através de votação secreta, onde 89% dos trabalhadores em concessionárias de São Paulo optaram para que as lojas em que atuam fossem abertas apenas 2 domingos ao mês. Foi a primeira vez em que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) realizou esta consulta. Ela foi feita porque o Sincodiv (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), representante patronal da categoria, defendia que as lojas deveriam permanecer abertas todos os domingos, ao contrário do que vinha acontecendo, quando a escala era 2 x 2. Foram sete urnas espalhadas pela cidade de São Paulo, e apurados 1407 votos: 1249 para abertura em dois domingos; 145 para abertura em quatro domingos; dois votos em branco e onze nulos. A apuração foi realizada na sede do Sincodiv.

 

A abertura em dois domingos venceu em todas as urnas. É um grande avanço na relação capital/trabalho, em que o comerciário pode optar pela forma que lhe é mais conveniente. Além disso a consulta aos trabalhadores foi realizada de comum acordo com entre o Sindicato dos Comerciários e o sindicato patronal. Ou seja, levando em consideração a legislação trabalhista, o negociado prevalece em relação ao legislado. Isso significa que a decisão dos trabalhadores é incontestável. “Vimos que o trabalhador em concessionária quer estar mais junto com a família, praticar os seus hobbies, ter mais tempo livre. É por isso que devemos respeitar a sua escolha, nesta ação diferenciada, que nunca, nos 75 anos do Sindicato dos Comerciários, aconteceu antes desta maneira”, disse Ricardo Patah, presidente do SECSP. “Aquilo que o trabalhador decidiu é irrefutável, e o sindicato aprova 100% do que ele deseja. Sei que algumas empresas imaginavam que os trabalhadores pudessem querer que as lojas abrissem todos os domingos, mas acabaram sendo surpreendidas”, continuou.

 

 

A votação foi acompanhada de perto por representantes das concessionárias e do Sincodiv.  Na apuração, realizada nessa segunda-feira (29), além do presidente do SECSP, Ricardo Patah, acompanharam a contagem dos votos  Álvaro de Faria e Octávio Leite Vallejo, presidente e superintendente do Sincodiv; representantes dos trabalhadores e também de alguns grupos de concessionárias.