Com padrão do Mercosul, placa preta de carros antigos vai acabar

09/03/2018


As placas no modelo do Mercosul, que o Brasil deverá começar a adotar em setembro próximo, darão fim à famosa placa preta dos carros antigos ou clássicos.

 

No novo padrão, todas as placas terão fundo branco, e o que muda, de acordo com a finalidade do veículo, é a cor das letras e dos números. No caso dos carros de colecionadores, eles serão cinza.

 

Atualmente, cerca de 25 mil veículos circulam com placa preta no país, estima a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

 

Para conseguir uma, é preciso que o carro atenda às seguintes regras:

 

ter mais de 30 anos

atingir, no mínimo, 80 pontos (de um total de 100) em critérios de originalidade e conservação

 

Vistoria presencial

A partir daí, o proprietário deverá se filiar e pedir um certificado a um dos clubes de carros antigos associados à FBVA, que, por sua vez, é credenciada pela Fédération Internationale des Véhicules Anciens, a entidade máxima do antigomobilismo mundial.

 

Com o certificado, ele poderá requerer a placa preta junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

Até então, havia quem fizesse à distância, com base em fotos.

 

Placa preta honorária

Para não perder a tradição de vez, a federação poderá desengavetar uma ideia de 2014, quando foram apresentadas as placas para o Mercosul, de criar uma "nova" placa preta, que não será oficial: a de veículo histórico.

 

Seria como um certificado, e não poderá substituir a placa oficial no carro, mas poderia ser colocada próxima da mesma.

 

A ideia é que, para merecer a placa, o veículo atenda a critérios ainda mais rigorosos do que para a obtenção da placa de colecionador. "Seriam uns 95 pontos da planilha (de critérios) de originalidade", explica Suga.

 

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Fonte: G1