Doria lança parceria para instalar 500 mil lâmpadas LED em três anos

09/03/2018


O prefeito João Doria (PSDB) assinou nesta quinta-feira (8) o contrato de parceria público-privada para modernização da iluminação pública da cidade. O contrato, com valor de R$ 6,9 bilhões e com duração de 20 anos, foi firmado com o consórcio FM Rodrigues, vencedor da licitação da PPP.

 

A prefeitura anunciou que as avenidas Morumbi, na zona oeste, Luiz Dumont Villares, na zona norte, Rio Branco, no centro, e Valdemar Tietz, na zona leste, serão as primeiras a terem a iluminação trocada por lâmpadas LED, mais eficientes.

 

O consórcio se comprometeu a trocar 535.713 pontos de iluminação por LED até o dezembro de 2020. A cidade conta com 618.355 pontos no total.

 

O consórcio também deverá fazer a troca dos fios de cobre por fios de alumínio no sistema de iluminação da cidade.

 

O FM Rodrigues venceu a licitação com proposta R$ 7 milhões mais cara que a do concorrente, Walks, que foi excluído do processo. De acordo com a gestão Doria, a exclusão se deu porque uma das empresas do consórcio Walks  já teria sido considerada inidônea pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

 

Nesta quinta (8), Doria e outros representantes da gestão municipal enfatizaram a importância da iluminação para a segurança pública.

 

"A implantação desse projeto vai contribuir com a profunda mudança no comportamento da cidade e principalmente na segurança pública. Acompanhando esse movimento de implantação da iluminação virão as câmeras, que serão doadas, inclusive", disse Doria. 

 

O processo de construção de uma PPP para modernização do sistema de iluminação pública em São Paulo começou em abril de 2015, na gestão Fernando Haddad (PT).

 

Fonte: Folha e S.Paulo