Cidade de São Paulo registra aumento de 43,6% de roubos de bicicletas

18/04/2018


A cidade de São Paulo sofreu um aumento de 43,6% no número de roubos de bicicletas em 2017, em comparação com o ano anterior.

 

De acordo com um levantamento feito pela produção do Bom Dia SP por meio da Lei de Acesso à Informação, foram 573 casos na capital paulista em 2017, contra 399 casos em 2016. Só nos primeiros três meses de 2018, a cidade já teve 130 roubos.

 

De toda a cidade, o local com o maior número de ocorrências é a Avenida Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina (Zona Oeste), onde houve 45 roubos de bicicletas em 2017.

 

“A noite a situação aqui é bem preocupante”, diz o geógrafo Alef Palma, que pedala no local. “Não tem iluminação desde o Parque Villa-Lobos até mais ou menos chegar à Faria Lima. A gente não vê polícia aqui de bicicleta, é bem raro a gente ver isso. E [tem] bastante relato de gente que foi assaltada, principalmente de gente pedalando sozinha,”, afirma.

 

Perto do local, na Av. Professor Fonseca Rodrigues, foram registrados 23 roubos. Veja a lista das avenidas com mais roubos de bicicletas em 2017 em São Paulo:

 

Av. Doutor Gastão Vidigal: 45 roubos

Av. Professor Fonseca Rodrigues: 23 roubos

Av. Guido Caloi: 14 roubos

Rua Catleias: 12 roubos

Av. Escola Politécnica: 11 roubos

Will Francisco, que trabalha de bike como entregador, já teve duas bicicletas roubadas só em 2018. Uma delas nem estava paga. “Estava fazendo uma entrega, de costas pra rua, e chegaram dois moleques numa bicicleta. Um pulou da bicicleta me pegou por trás com uma faca, sentou na bicicleta e foi embora”, conta. “A outra eu deixei amarrada dentro do Terminal Dom Pedro 2º, fui fazer o que tinha que fazer quando eu voltei a bicicleta não estava mais lá. Só o cadeado cortado.”

 

O comerciante Fernando Fonseca foi outra vítima dos ladrões. Ele é dono de uma loja em Perdizes que vende e conserta bicicletas e diz que são jovens que “vêm entrando em todas as lojas, levando tudo o que tem pela frente. Uma distração que der já entra pega e sai correndo. Eu estou providenciando uma porta de vidro pra não deixar nem entrar”, diz.

 

Estado

Segundo o levantamento feito pelo Bom Dia Brasil, o total de roubos de bicicletas no estado de São Paulo também sofreu aumento no ano de 2017, em comparação com o anterior.

 

Em 2016, foram 2.206 roubos, contra 2.320 no ano seguinte, totalizando um aumento de 5%. Nos três primeiros meses de 2018, foram registrados 485 casos.

 

Fonte: G1