Oficina Rede de Mulheres UNI Américas discute a atual conjuntura política nacional

15/05/2018


Na manhã desta terça-feira (15), representantes de diversas entidades sindicais iniciaram o segundo dia da VIII Oficina – rede de Mulheres UNI Américas, evento que acontece de 14 a 16 de maio, na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciário de São Paulo.

 

As atividades iniciaram com uma palestra ministrada pelo jornalista e ex-ministro Paulo Vannuchi e Marilene Teixeira, pesquisadora da Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), que fizeram uma análise da atual conjuntura política nacional.

 

Em sua explanação, Vannuchi enfatizou que em dois anos de Governo Temer, a mortalidade infantil voltou a crescer no País e que a juventude é uma esfinge a ser decifrada. “Esse retrocesso é passageiro e não é a primeira vez que isso acontece na nossa história”, explicou o ex-ministro.

 

O jornalista ressaltou que diante do atual cenário político, sem a figura do Lula para a corrida presidencial, o candidato que está na frente das pesquisas é o deputado Bolsonaro, uma pessoa que se orgulha em usar uma camiseta com o slogan: “Araguaia – quem procura osso é cachorro”.

 

“Diante disso, é inadmissível que haja divergências no movimento sindical”, disse Vannuchi.

 

Marilene afirmou ser otimista em relação ao futuro do Brasil, mas lembrou que vivemos num país comandado pelas grandes corporações, principalmente o capital especulativo, que ganhou e até hoje ganha muito dinheiro. Lembrou também que já era de conhecimento público que a crise de 2008 era prolongada e que a sua saída se daria por meio da grande concentração de riquezas e isso já não combinava com as políticas adotadas nos governos Lula e Dilma.

 

Com foco central no emprego, sua palestra propôs repensar a sociedade atual e a produção de bens, ressaltando que a robotização e a tecnologia está mudando significativamente a sociedade e nesse cenário, as principais vítimas são as mulheres.

 

“Nós temos um trabalho muito árduo como mulheres”, concluiu