Virada Cultural leva 3 milhões para as ruas de SP, diz Prefeitura

21/05/2018


Mesmo com o recorde de frio no ano - a temperatura chegou a 9,6° C na manhã deste domingo (20) -, o público não deixou de comparecer à edição de 2018 da Virada Cultural de São Paulo e lotou as ruas do Centro da capital ao longo de 24 horas.

A Prefeitura estima que cerca de 3 milhões de pessoas tenham participado do evento em toda a cidade, sendo 2 milhões só na região central. Ano passado, quando a Virada foi marcada por chuva, descentralização das principais atrações e megaoperação na Cracolândia, a estimativa foi de 1,6 milhões de pessoas nas ruas. 

Segundo o secretário de Cultura, André Sturm, a única ocorrência grave neste ano foi a depredação de uma viatura da polícia.

 

Apesar de as mais de 300 atividades previstas na programação estarem espalhadas por várias regiões da cidade, foi na área central que se concentraram as principais atrações. 

O clima de carnaval tomou conta da Rua da Consolação na noite de sábado e ao longo do domingo. A via serviu de trajeto para o cortejo dos trios elétricos que levaram nomes como Caetano Veloso, É o Tchan, Baby do Brasil, Olodum e Carlinhos Brown.

 

Parque de diversões e palcos ecléticos

A região do Vale do Anhangabaú também foi tomada por quem enfrentou longas filas para usar o parque de diversões montado exclusivamente para a festa e para quem quis ver nomes como Rita Cadillac, Gretchen e Valesca Popozuda na noite de sábado. No domingo, o Anhangabaú também teve apresentação do grupo Rouge e de Sidney Magal.

Na Praça da República, Elza Soares foi um dos pontos altos da madrugada de domingo (20). Já os Paralamas do Sucesso se apresentaram no fim da tarde na região do Copan, também na República.

 

A Avenida São João foi a mais eclética do Centro. Concentrou os palcos Skate, que ficou cheio de jovens, Samba, que reuniu todas as idades na esquina com a Ipiranga, e o palco Discos Completos, que teve de Nação Zumbi a Fafá de Belém em shows de discos famosos da carreira.

 

Viatura vandalizada

O clima de festa, no entanto, contrastou com a depredação de uma viatura e dois prédios da Polícia Civil de São Paulo em três locais do Centro ao longo da virada. Parte da depredação foi gravada por celular e as imagens circulam nas redes sociai

 

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), dois suspeitos foram detidos, depois foram liberados pela Justiça.

 

Consolação quase às escuras

Outro ponto que incomodou o público foi a iluminação ruim na Rua da Consolação durante os cortejos da noite de sábado. Ao menos dez postes estavam com as luzes desligadas. 

De acordo com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), "o circuito de iluminação desligou automaticamente para proteção da própria rede" durante à chuva que atingiu a região no sábado. "Quando picos de energia atingem a rede elétrica, o sistema desarma, evitando assim a queima de todas as lâmpadas e outros dispositivos. Após as trocas, a iluminação está normalizada", diz a nota.

 

Escombros de prédio que desabou

Uma curiosidade da Virada deste ano é que parte do público que foi ao Centro e passou pelo Largo do Paissandu parou no local para tirar fotos dos escombros que desabou no último dia 1°. As buscas no local terminaram no último domingo (13), mas duas vítimas não foram encontradas e o local ainda está sepárado por grades.

 

Fonte: G1