UGT participa de comissão de redação que discute o futuro da OIT e desenvolvimento sustentável

05/06/2018


O futuro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento, é um dos temas tratados na 107ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT 2018). 

 

O tema está sendo tratado em uma das comissões da conferência e tem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como tema do debate que definirá aspectos relacionados ao papel da OIT junto ao sistema ONU e qual deve ser o papel da cooperação internacional para promover os ODS.

 

A UGT participa intensamente nos trabalhos dessa comissão e o Secretário de Juventude, Gustavo Pádua, foi eleito para compor a comissão de redação para o relatório final sobre o tema. 

 

Para Gustavo, "essa comissão é importante pois indiretamente está discutindo qual é o papel da OIT num sistema internacional que tem os ODS como principal objetivo pela próxima década". 

 

"Através da OIT, o movimento sindical tem incidência no cenário internacional e isso não pode ser desconsiderado. Além disso, acreditarmos que o trabalho decente é um elemento crítico para alcançar os ODS e essa visão precisa ser disseminada internacionalmente", acrescenta o Secretário de Juventude e Coordenador da Agenda 2030, inciativa da UGT que trata dos ODS. 

 

Os trabalhos da comissão seguem até o dia 8 de junho e relatório final deverá pautar muitas das ações da OIT nos próximos anos. 

 

Desde o dia 28 de maio, trabalhadores, governos e empresários de todo o mundo se reúnem e Genebra para a conferência promovida pela Organização Mundial do Trabalho (OIT). 

 

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participa da conferência, com representantes não apenas no comitê sobre cooperação, mas na comissão de normas e de outros debates.