Selo em homenagem à Copa mistura elementos da Rússia e do Brasil

18/06/2018


O selo especial dos Correios com o título “Brasil na Copa do Mundo da FIFA – Rússia 2018” já está disponível com uma tiragem de 540 mil unidades para colecionadores e amantes do Mundial.

 

A arte foi criada por um designer da Gerência de Filatelia do órgão. Daniel Effi mesclou elementos característicos da Rússia, como as letras “RU”, a boneca matrioska e a nave que representa a conquista espacial pelo povo russo, com elementos brasileiros, como a figura de um jogador em azul e amarelo e o percurso que a seleção canarinho deve percorrer até a final do campeonato.

 

“A ideia é a caminhada do Brasil pela Rússia, passando pelas cidades iniciais - Rostov on Don e São Petersburgo – e terminando em Moscou. A trilha é acompanhada pelas cinco estrelas conquistadas pela Seleção, culminando na sexta”, explicou Daniel, mostrando o otimismo com o time do Brasil no Mundial. Além desses detalhes, o selo ainda tem a bola oficial com os grafismos de identidade da Fifa.

 

A primeira emissão de selos do Brasil alusivos a uma Copa do Mundo foi em 1950 e, a partir de 1970, as emissões sobre este tema passaram a ser uma tradição, parte da programação anual de selos.

 

A assessoria do órgão explicou que eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas sempre atraem os olhares de colecionadores do mundo todo, mas não colecionadores empolgados com o momento também acabam se interessando pela peça como recordação. O resultado, para os Correios, é de uma receita extra no orçamento, que não foi detalhada pelo órgão.

 

Fonte: Agência Brasil