UGT


Home  >  Notícias
Home  >  Notícias

NOTÍCIAS

Presidente da UGT condena reforma trabalhista em audiência no Senado Federal


03/07/2018

O presidente nacional da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, participou na manhã desta terça-feira (03), da audiência pública da Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho (CDHET), que aconteceu no Senado Federal, em Brasília. A Subcomissão, que tem vínculo com a Comissão dos Direitos Humanos (CDH), debate a sistematização do novo estatuto.

 

Patah ressaltou que a aprovação da reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, foi extremamente danosa para a classe trabalhadora, pois surgiu com promessa de geração de emprego e renda, mas mostrou-se ineficiente e um retrocesso aos direitos trabalhistas, reconhecendo o popular “bico” e promovendo, de forma legal, o subemprego no País.

 

Outro ponto destacado por Patah referiu-se ao duro golpe contra a organização da classe trabalhadora, ressaltando a importância do movimento sindical não só para os trabalhadores, mas também de uma forma assistencialista atendendo a população em lacunas deixadas pelo estado. “Nós do Sindicato dos Comerciários de São Paulo desenvolvemos um trabalho muito bonito em parceria com ITAL UIL – Sindicato dos Aposentados da Itália atendendo crianças da comunidade de Vila Dalva, no Rio Pequeno. A UGT nacional desenvolve também um projeto importantíssimo voltada para os índios da Ilha do Bananal, no Tocantins, que sofrem com os altos índices de suicídio e todo esse trabalho também era subsidiado pelo imposto sindical,” explicou o dirigente.

 

Para Ricardo, o movimento sindical precisava passar por mudanças, mas não da forma que fizeram. “Retiraram da noite para o dia a sustentação financeira das entidades, sufocando o movimento. Estávamos dispostos a dialogar e propor mudanças, mas o que fizeram foi tirar as receitas dos sindicatos sem ao menos dar um prazo para adaptação ou um período de transição”.





logo

Sindicato dos Comerciários de São Paulo


Rua Formosa, 99 - Centro - Anhangabaú - São Paulo/SP - 01049-000 - Tel.: (11) 2121-5900
ugt