Dez dicas para tornar mais confortáveis longas horas de voo na classe econômica

13/08/2018


Não são apenas os smartphones que podem entrar no modo avião. Nós, os humanos, também. Sobretudo aqueles que volta e meia precisam se submeter a longas horas de voo na classe econômica — seja por compromissos profissionais ou mesmo para aproveitar as férias. Afinal, ficar confinado (a) por dez horas dentro de uma cabine, a não sei quantos mil pés de altura, requer um ritual de preparação. Porém, se o viajante ficar atento a determinados detalhes, ele poderá minimizar consideravelmente o desconforto — para não dizer a sensação de tortura — a bordo. Para deixar a sua experiência menos traumática, ouvimos as dicas de três especialistas: o clínico-geral Paulo Olzon, a dermatologista Daniela Alvarenga e o jornalista Pedro Andrade — que só viaja na classe econômica para gravar o programa Pedro Pelo Mundo, no GNT.

 

1) Use roupas confortáveis

Dê preferência aos tecidos molinhos e fuja das roupas e calçados apertados. É provável que você fique sentado (a) muito tempo numa mesma posição e, como há pouco espaço entre a sua poltrona e a da frente, a tendência é manter os joelhos dobrados. "Com isso, o sangue fica estagnado por muito tempo, o que não é bom. Uma alternativa é tomar um comprimido de ácido acetilsalicílico (aspirina), que ajuda a diminuir a coagulação do sangue e evitar a trombose", explica o cllínico-geral Paulo Olzon. Para as mulheres, recomenda-se o uso de meias de compressão e distância dos saltos-agulhas.

 

2) Caminhe e alongue-se

Além dos cuidados com a roupa, é sempre bom levantar de vez em quando e caminhar pelo corredor, para fazer o sangue circular e alongar os músculos. O ideal é sair da inércia a cada três horas, isso ajuda a evitar os indesejáveis inchaços nas pernas, por exemplo. "Eu só viajo nas poltronas do corredor porque costumo dormir pouco, levanto muito para ir ao banheiro, e acho que, para a circulação, é necessário que a gente dê umas voltas de vez em quando", conta o jornalista Pedro Andrade.

 

3) Escolha a comida certa antes e durante o voo

Evite as comidas gordurosas, de difícil digestão, ou as que podem provocar a formação de gases intestinais, como feijão, lentilha e repolho. Se o voo for noturno, opte por carboidratos na refeição a bordo. Eles estimulam a liberação de insulina na corrente sanguínea e ajudam a provocar sonolência.

 

4) Não abuse do álcool

Ok, não precisa passar o voo inteiro "a seco", mas é aconselhável não ir muito além da primeira dose. Um dos motivos é que o álcool ajuda a desidratar o corpo. "Ele tem efeito diurético e age provocando o aumento da produção de urina pelos rins", diz o doutor Paulo Olzon. Além disso, nas alturas, o efeito da bebida é potencializado (ou seja, você fica embriagado (a) ingerindo menos quantidade de álcool). Mesmo com a pressurização, é impossível reproduzir a atmosfera que se respira na superfície e a quantidade de oxigênio acaba sendo menor.

 

5) Mantenha-se hidratado (a)

Água nunca é demais. Fique à vontade para carregar a sua própria garrafinha e peça para os comissários encherem para você quando passarem pelo corredor. Para quem quiser minimizar a aparência de cansaço de uma noite mal dormida, a dermatologista Daniela Alvarenga recomenda um item para a nécessaire que pode fazer a diferença: "Leve um lenço ou um guardanapo de pano e, quando estiver perto da hora do pouso, peça gelo ao comissário e faça uma compressa por cinco a dez minutos. É excelente para combater o inchaço nas pálpebras e as olheiras". Borrifar água termal no rosto e cabelos é recomendável, já que contém nutrientes e propriedades terapêuticas . Hidratantes corporais e para os lábios também são artigos bem-vindos.

 

6) Leve o seu próprio entretenimento

Já imaginou se o sistema de entretimento a bordo estiver sem funcionar? Ou se você já assistiu a todos os filmes disponíveis? Então o jeito é levar o que você quer ler, ouvir, assistir — afinal não vai faltar tempo. Tire da prateleira aquele livro que você sempre quis ler mas não tinha tempo para abrir, ou faça um download de episódios da sua série favorita no celular. São passatempos que relaxam, ajudam a distrair e fazer o tempo passar com menos tédio e sofrimento. "Tento me permitir fazer coisas que não tenho tempo quando estou em casa. Então levo livros que não teria tempo de ler, assisto a documentários que eu não teria tempo de assistir", recomenda Pedro Andrade.

 

7) Induza o sono e monte o seu "ninho"

Nem todo mundo é daqueles que "capotam" com a maior facilidade, mesmo em situações nas quais o conforto não é exatamente uma realidade. Então não custa nada recorrer a certos artifícios. Leve, por exemplo, uma daquelas almofadas de pescoço, que vai ajudá-lo (a) a manter uma postura saudável. Bloquear a luz com uma máscara para os olhos também ajuda, sobretudo num voo diurno. Se tiver dificuldade para relaxar, evite o cafezinho — o que, convenhamos, não será nenhum sacrifício, pois os que são servidos a bordo são bem ruins.

 

 

8) Tenha à mão seu kit de sobrevivência

Bem, cada um tem a sua listinha indispensável para guardar na nécessaire. Mas existem alguns artigos universais, de primeira necessidade, como escova e pasta de dente. Uma boa pedida é incluir no pacote protetores de ouvido, que vão ajudar a bloquear o ruído constante do motor ou dos nenéns chorões.

 

9) Faça o check-in on-line

Os cuidados começam antes mesmo do embarque: que tal fazer o seu check-in on-line com antecedência? Essa é uma dica superimportante para quem quer pegar um bom lugar num voo longo. Quanto mais gente tiver feito o check-in, menor sua chance de conseguir aquela janela ou saída de emergência. Então, não perca tempo!

 

10) Carregue todos os seus dispositivos previamente

Celulares, laptops, tablets... Certifique-se que eles estão com a carga máxima antes de pisar na aeronave. E lembre-se que a maior parte dos assentos das classes econômicas não tem tomadas. Se não quiser correr nenhum risco, siga o exemplo do Pedro Andrade e leve um carregador portátil extra para celular e computador. "É que, dependendo do tamanho da viagem, de quão longa ela vai ser, você não quer ficar na mão. E eu prefiro não contar com o entretenimento disponível nos voos. A gente nunca sabe".

 

Fonte: OGlobo