Faturamento de material de construção tem alta de 0,5% em agosto

13/09/2018


O faturamento da indústria de materiais de construção cresceu 0,5% em agosto, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano passado, aponta pesquisa mensal da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em relação a julho deste ano, houve alta de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registra elevação de 1,9%.

 

O emprego, no entanto, de janeiro a agosto tem queda de 0,8% no número de vagas. Apesar do resultado negativo, os números indicam reversão da tendência, pois no mês anterior o percentual era de 0,9%. Este foi o terceiro mês consecutivo em que a redução de vagas na indústria de materiais de construção diminui.

 

A Abramat estima que o setor encerrará o ano com alta de 1,5%. “Uma inflexão após 3 anos de resultados negativos no faturamento”, apontou em nota o presidente da associação, Rodrigo Navarro. Nos últimos três anos, o setor registra queda no faturamento. A maior baixa foi em 2016, com um recuo de -13,5%.

 

Na análise, por tipo de produto, os materiais de base puxaram o crescimento, com alta de 2,1% em relação a agosto de 2017. Na comparação com julho, houve alta de 1,2%. Os materiais de acabamento, por sua vez, tiveram queda de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Quando comparado com julho deste ano, o resultado é positivo, com elevação de 0,8%.

 

Fonte: Agência Brasil