Sindicato participa do Dia Global da Ação para os ODS

25/09/2018


A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o Departamento de Sustentabilidade da União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveram, na manhã desta terça-feira (25), um café da manhã inclusivo, sustentável e sensorial para celebra o Dia Global da Ação para os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS). A ideia foi fazer um café da manhã custeado pelo próprios participantes e promover o momento da partilha.

 

“Esse é um café inclusivo, onde todos e todas são bem vindos. É sustentável, porque traz ações afirmativas e sem degradar o meio ambiente. É sensorial, porque promove uma vivência interativa e executa ações do cotidiano das pessoas com deficiências. Imagine tomar um café da manhã sem enxergar o que está comendo e tendo que encontrar as coisas pelo tato!”, diz Cremilda Bastos Cravo, diretora da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Sindicato.

 

Na ocasião diretores, funcionários e atuantes da causa vendaram os olhos, imobilizaram os braços e utilizaram as cadeiras de rodas para vivenciar dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no dia- a- dia.

 

“Me solidarizo com os deficientes visuais. Foi um tempo curto, mas que já me fez imaginar as inúmeras dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia, como andar pelas ruas esburacadas, pegar um ônibus, entre outras situações”, comenta Ricardo Patah, presidente do Sindicato.

 

Além do café, a nutricionista do Sindicato, Simone Castellani falou sobre a importância da água para vida e Valdo Justino, professor de educação física da entidade sindical, promoveu uma sessão de alongamento antes da atividade.

 

Histórico

O Dia de Ação Global dos ODS é comemorado desde 2015. A ação é uma oportunidade para indivíduos, organizações e instituições realizarem atividades de conscientização sobre as metas de desenvolvimento sustentável.

 

“É uma ação global comemorada pelo mundo, onde 193 países assinaram o movimento. O Sindicato dos Comerciários de São Paulo é a entidade âncora do movimento estadual e deve atuar para o alcance de tais metas, baseada nos cinco pilares: Planeta, pessoa, prosperidade, parcerias e paz”, explica Cristina Palmieire .

 

Em setembro de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) tomou uma decisão histórica: alcançar o desenvolvimento sustentável mundial, em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), com cultura de paz e parcerias, até 2030.

 

Isso inclui acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres; assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais; além de criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

 

Esta iniciativa leva o nome de Agenda 2030. Seu principal mote: não deixar ninguém para trás. Para alcançá-la, foram determinados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas – e milhões de possibilidades.

 

Uma vez que a União Geral dos Trabalhadores (UGT) tem como princípio a luta pelos direitos do cidadão não apenas no que se refere a questões trabalhistas, mas também em temas de responsabilidade social, sejam eles relacionados à saúde, segurança, mobilidade, trabalho decente, inclusão, igualdade, meio ambiente, urbanitários, entre outros, em agosto de 2016, a Central atendeu ao chamado da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, e implementou a Jornada 2030: 17 Objetivos para Mudar o Mundo.

 

A UGT é a única central sindical a integrar, como representante da sociedade civil, o Conselho Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

A entidade possui Secretarias como a da Diversidade, da Mulher, Trabalho Decente, Indígena, Meio Ambiente, para Aposentados, Juventude, Acessibilidade, Trabalhadores Rurais, entre outras – todas promotoras de ações que visam atingir os 17 ODS.