Mercado se ajusta a 2º turno entre Bolsonaro e Haddad e mira propostas econômicas

08/10/2018

Os mercados locais, que tinham esperança em uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno, se ajustam à realidade de um segundo turno com Fernando Haddad (PT), mas a grande vantagem do candidato de direita em relação ao petista e o crescimento do PSL no Congresso devem sustentar um ambiente positivo num primeiro momento.

 

Nesta manhã, os índices referenciados em papéis brasileiros (ETFs) disparavam mais de 6% nas bolsas europeias. Mas um ajuste depois não está descartado, diante da perspectiva de uma disputa acirrada e agressiva, e após os mercados locais terem fechado eufóricos na sexta-feira, esperando um desfecho em primeiro turno. 

 

Na semana passada, o dólar caiu 4,81% ante o real e a Bovespa subiu 3,75% em meio ao fortalecimento de Bolsonaro nas pesquisas. No final da etapa eleitoral de ontem, Bolsonaro teve 46,4% dos votos, vencendo em 16 Estados e no Distrito Federal, e Haddad, 28,9%, com grande vantagem no Nordeste. Bolsonaro já tem o apoio das bancadas da bala, evangélica e ruralista no Congresso. Aliás, o candidato também conseguiu ampliar de forma significativa a bancada da bala, com a eleição de dezenas de deputados que carregam em seus nomes políticos suas patentes militares.

 

Fonte: Estadão