Brasil tem 7,9 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza

08/10/2018

O Brasil tem 7,913 milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza , segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( Pnud ) divulgados nesta sexta-feira. A população brasileira nessa situação ficou praticamente estável em relação aos números informados no ano passado (7,978 milhões).

 

O número — que equivale a cerca de 3,8% da população do país — abrange indivíduos que, além de não terem renda, vivem sem acesso à educação ou saúde ou condições de vida consideradas decentes (com água, luz e saneamento, por exemplo). Os dados do Brasil foram divulgados com duas semanas de atraso em relação ao resto do mundo. Segundo o Pnud, havia erros nas informações do país que só agora foram corrigidos.

 

Para as Nações Unidas, a pobreza deve ser medida não apenas de acordo com a renda, mas com as privações que os indivíduos enfrentam para ter qualidade de vida. Por isso, a instituição divulga desde 2010 o chamado Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).

 

Por ele, é classificado como pobre qualquer indivíduo privado de pelo menos três de um total de 10 indicadores considerados importantes para se ter qualidade de vida: nutrição, baixa mortalidade infantil, anos de escolaridade, crianças matriculadas em escolas, energia para cozinhar, saneamento, água, eletricidade, moradia digna e renda. E quanto maior o número de indicadores, mais grave é a situação.

 

O total de pessoas pobres no Brasil é influenciado principalmente devido à privação no acesso à saúde, padrão de vida e educação, nesta ordem. Cerca de 1,9 milhão de pessoas (0,9% da população) estão em situação de pobreza grave — com privação em pelo menos 5 dos 10 indicadores).

 

Além disso, mais de 12,8 milhões de pessoas (6,2% do total da população) se encontram numa situação vulnerável e próxima a pobreza multidimensional.

 

Fonte: O Globo