Sindicato dos Comerciários nas ruas em defesa do Ministério do Trabalho

12/12/2018


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo participou, na manhã desta terça-feira (11), de um ato em defesa do Ministério do Trabalho (MT).

 

A ação organizada pelas centrais sindicais aconteceu em frete a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), reunindo militantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e de diversas outras entidades.

 

O MT, que completou 88 anos, é o instrumento garantidor dos direitos sociais previstos na Constituição Federal. O órgão é responsável pela fiscalização de tudo o que envolve o mundo do trabalho, inclusive aplicando sanções previstas em normas legais ou coletivas, o que torna o órgão uma referência mundial no enfrentamento ao trabalho escravo, que também é um conjunto de ações que estão sobre a coordenação do MT por meio da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE).

 

Antônio Carlos dos Reis (Salim), vice-presidente da UGT, discursou no ato e ressaltou que é preciso se organizar para manter o Ministério do Trabalho, não podendo permitir que esta entidade, que é tão importante para a classe trabalhadora, seja extinta.

 

O dirigente fez uma reflexão em relação aos governos ultradireitistas que foram eleitos em outros lugares do mundo e enfatizou os casos da Argentina e da França, onde estão acontecendo diversas manifestações populares contrarias as políticas de austeridade adotadas pelo governo.

 

“Temos que pegar o exemplo dos argentinos e dos franceses para mobilizar os trabalhadores do nosso país e não permitir que sejamos escravos dos patrões e desses governos que não têm compromisso com a classe trabalhadora”, concluiu Salim.

 

 

31334574937_d856330e69_z.jpg

 

45549968094_d54814188f_z.jpg