WhatsApp pede que usuários atualizem o aplicativo após detectar ataque hacker

14/05/2019


O WhatsApp, que pertence ao Facebook, pediu que os usuários atualizem para a versão mais recente do aplicativo de conversas instantâneas. O alerta vem após o WhatsApp detectar uma vulnerabilidade que permite ataques hackers em celulares dos sistemas operacionais da Apple (iOS) e do Google (Android), nesta segunda-feira (13). 

 

"O WhatsApp incentiva as pessoas a atualizarem para a versão mais recente do nosso aplicativo, bem como manter seu sistema operacional atualizado para proteger contra potenciais ataques direcionados a comprometer informações armazenadas em dispositivos móveis", disse um porta-voz da empresa.

 

Pouco antes, o jornal Financial Times havia informado sobre a falha no aplicativo, que foi confirmada pelo WhatsApp. Segundo eles, o spyware foi desenvolvido pela empresa israelense de vigilância cibernética NSO Group.

 

Questionado sobre o caso, a NSO disse que sua tecnologia é licenciada para agências governamentais autorizadas "com o único propósito de combater o crime e o terror", e que não opera o sistema em si.

 

"Investigaremos as alegações e, se necessário, tomaremos providências, o que pode incluir o encerramento do sistema. Sob nenhuma circunstância a NSO estaria envolvida na operação ou na identificação de ataques de sua tecnologia, que é operada exclusivamente por agências de inteligência e policiais", disse a empresa.

 

Fonte: Folha de S.Paulo