Mujica critica quem busca mais empregos para acumular riqueza

18/11/2013

O presidente do Uruguai, José Mujica, criticou neste domingo a busca de algumas pessoas por riqueza, em especial as que acumulam trabalhos para chegar a esse objetivo.

 

Em entrevista à rádio Monte Carlo, o mandatário afirmou que não faz uma apologia da pobreza, mas disse que o homem deve ter um conceito de limite e definiu a felicidade como "ter tempo para essas coisas que nos motivam".

 

"Primeiramente, se dizia que eram necessárias oito horas para trabalhar, oito para descansar e oito para viver. Vários membros de sindicatos que reduziram o horário de trabalho conseguem dois e até três trabalhos. Então, paremos um pouco".

 

Mujica afirmou que consegue entender a busca por dinheiro das pessoas mais jovens, mas que lhe assusta o "desespero" dos mais velhos pela "multiplicação do dinheiro".

 

"Vejo muita gente desesperada pela multiplicação e a acumulação do dinheiro como se fossem acumular vida, ou vão tentar levá-la no caixão. Nessa etapa da vida em que se começa a ter a visão de que estamos perto de deixá-la, qual é o sentido desse desespero por acumular dinheiro?".

 

Na conversa com a rádio Monte Carlo, o uruguaio ainda defendeu que os partidos políticos devam lutar para melhorar a vida das pessoas e "não para estar sentados no governo" e direcionou o conselho para sua própria agremiação, a Frente Ampla.