Brasil participa de conferência sobre trabalho decente em Bruxelas

18/11/2013

A Comissão Europeia (CE) apresentou nesta segunda-feira a conferência final do 'Monitoramento e Avaliação do Progresso do Trabalho Decente' (MAP), um projeto que conta com a colaboração de vários países do mundo, entre eles o Brasil.

 

Membros do Executivo comunitário e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentam a partir de hoje as conclusões de uma análise de quatro anos sobre a evolução do emprego digno em nove Estados da Ásia, África, América Latina e Europa Oriental.

 

'O objetivo deste encontro é conhecer os principais resultados, discutir o papel do emprego no desenvolvimento da sociedade e compartilhar melhores práticas de acompanhamento do trabalho decente', afirmaram fontes da Comissão em comunicado.

 

Desde 2009, governos, sindicatos, patronais e centros de pesquisa do Brasil, assim como Peru, Indonésia, Filipinas, Ucrânia, Camboja, Bangladesh, Níger e Zâmbia, cooperam com a Comissão Europeia e a OIT no monitoramento de seus mercados de trabalho e na qualidade de seus empregos.

 

O encontro, que se estende até amanhã, conta com a participação de analistas acadêmicos, autoridades nacionais e representantes trabalhistas, que manterão reuniões de alto nível.

 

Além disso, os organizadores do projeto querem utilizar a conferência para exportar seu programa 'para outros países', asseguraram fontes comunitárias.

 

Segundo a organização, a noção de 'trabalho decente' foi elaborada pela OIT em 1999 para reivindicar o emprego como 'fonte de dignidade pessoal, estabilidade familiar, paz na comunidade, democracias que atuam em benefício de todos e crescimento econômico'.

 

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados