CAMINHÃO CONHECENDO OS ODS VAI PASSAR POR SÃO PAULO E DEVE REUNIR CERCA DE 4 MIL PESSOAS NO PARQUE AUGUSTA

15/09/2022

Patrocinada pela ISA CTEEP e com o apoio da  Prefeitura Municipal e Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, maior itinerância em ODS das Américas chega no  dia 17 de  setembro com atividades para toda a família   


O Caminhão Conhecendo os ODS, desembarca em São Paulo no dia 17 de setembro, no Parque Augusta, para realizar uma das uma das maiores iniciativas para a regeneração do planeta das Américas voltada à população. O caminhão está circulando de norte a sul do país, levando informações e atividades sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 13 cidades em 7 estados brasileiros. 


De salários justos aos cuidados para uma saúde de qualidade e proteção social, o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para  toda a população de São Paulo e região.


Realizado pela Ecotransforma e NTICS Projetos e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela ISA CTEEP, o caminhão desembarca no Parque Augusta, em São Paulo, no dia 17 de setembro, das 10h às 17h. O projeto integra o Programa Conexões Para o Desenvolvimento, da ISA CTEEP, que capitaliza e direciona os recursos incentivados para projetos relacionados à educação.


“Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regeneração deste planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecemos os ODS que conta com o Caminhão ODS, o qual leva formas práticas para as pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.


A carreta ficará estacionada no Parque Augusta e em seu interior estarão atividades ligadas a 4 dos 17 ODS, com exposição do renomado artista Ciro Palomino, óculos 3D com realidade virtual e ações interativas com o público, todas organizadas em parceria com instituições internacionais como FAO, Escola da Integridade, Pacto Global, WFP, ONU Habitat, ONU Mulheres, Refúgio 343, Kornerz e SB Sustainable Business Solutions.


Fora do caminhão, serão montadas mais 13 tendas, uma para cada ODS, com atividades de parceiros locais como, exposição de abelhas sem ferrão, distribuição de mudas, dicas de saúde, energia limpa, oficina de robótica, oficina de artesanato sustentável, palestra sobre ecologia, oficina de culinária sustentável com dicas de receitas saudáveis e reaproveitamento total dos alimentos, exposição de espécies da flora nativa, espaço kids, além de apresentações artísticas e culturais. 

“Para nós, é extremamente importante e gratificante apoiar projetos como esse, que está totalmente alinhado com o nosso compromisso em responder aos desafios globais expressos na Agenda 2030 da ONU. Entendemos que desenvolver a educação e a temática junto ao público jovem são peças centrais nessa transformação”, diz Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.


A ideia de trazer instituições e personalidades locais, é mostrar quem tem dado voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades e tem ajudado a
criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina. “A ideia é não deixar ninguém para trás”, afirma Ana Carolina Xavier. 


Dentre os parceiros locais estão, além da Prefeitura Municipal e Secretaria Verde e do Meio Ambiente, FGV, USP, Movimento Nacional ODS São Paulo, Instituto Cidades Sustentáveis, Conexão Jaguar, Universidade Metodista, SESI, Associação dos Artesãos de São Paulo, Sindicato dos Comerciários, União Geral do Trabalhadores (UGT), Rede de Promoção do Trabalho Decente, AE Solar Brasil, Legado das Águas, Horta Comunitária Saúde, Unaccan, Sorriso Sustentável, Happy Academy, entre outros. 


As atividades acontecem das 10h às 17h no Parque Augusta, Rua Augusta, 200 - Consolação, e são esperadas cerca de 4 mil pessoas. 


A participação é gratuita e a programação completa você acompanha no site www.conhecendoosods.com.br/caminhao



Até fevereiro de 2023, o Caminhão Conhecendo os ODS maior itinerância ODS das Américas terá passado por Senador Canedo (GO), Ipatinga (MG), Vespasiano (MG), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Imbituba (SC), Itapoá (SC), Rondonópolis (MT), Sinop (MT), Boa Vista (RR) e Silves (AM).


“Há muitos anos nós da UGT apoiamos os ODS. A chegada do Caminhão na capital paulista ratifica nosso compromisso com as causas ambientais e sociais propostas pela ONU”, conclui Ricardo Patah, presidente da UGT.  
 
Serviço:
 Caminhão Conhecendo os ODS
17 de setembro 2022
Das 10h às 17h
Parque Augusta - Rua Augusta, 200 - Consolação - São Paulo