Instituída em março de 2008, a Secretaria da Diversidade engloba ações relacionadas às políticas raciais, das mulheres, deficientes, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e crianças e adolescentes (trabalho infantil). O objetivo é lutar pela implementação dos direitos dessas pessoas, que ainda sofrem com a exclusão e discriminação na sociedade e no mercado e trabalho. Acesse nosso blog

 

Trabalho Infantil e Jovem Aprendiz

Os temas que ocupam cada vez mais a agenda nacional e internacional exigem dos movimentos sindicais uma reflexão cuidadosa com relação às suas consequências e as estratégias sindicais para o seu combate. O papel do Sindicato é fortalecer esses movimentos contra o trabalho infantil, por meio de discussão e elaboração de manifesto/reivindicação aos órgãos competentes.

 

Raça

Ao ser o pioneiro na luta pela igualdade de oportunidade no mercado de trabalho para os não brancos no município de São Paulo, o Sindicato ampliou sua ação sobre a questão étnica no seu sentido mais amplo. Isso significa a luta por uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais onde as pessoas possam ser tratadas em condições iguais de oportunidades na estrutura social e política de um território.

 

Mulher

O Sindicato atua no controle e planejamento de ações que objetivam apoiar projetos e políticas públicas de caráter preventivo, educativo e de capacitação que garantam os direitos da mulher e eliminem a violência e a discriminação na sociedade e no mercado de trabalho.

 

LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros)

O Sindicato apoia projetos de fortalecimento de instituições públicas e não-governamentais que atuam na promoção da cidadania homossexual e/ou no combate à homofobia, com a luta pelo direito à dignidade, pela igualdade de oportunidades, tratamento, respeito e pelo combate a todas as formas de discriminação à diferença.

 

Programa de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

O Sindicato dos Comerciários está empenhado na missão de participar e colaborar na promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência, reforçando ações junto às empresas que visem o investimento na capacitação e desenvolvimento das potencialidades e de habilidades pelo trabalho e integração social.

 

Inclusão dos Moradores em Situação de Rua

O objetivo do Sindicato é promover a inclusão dos moradores em situação de rua com ações afirmativas e de inclusão desses cidadãos no mercado de trabalho, através do café de sensibilização com empresários para manter parcerias com a iniciativa privada e com o setor público para a criação de novos postos de trabalho.