Evento Cidade Pela Paz acontece em São Paulo com a participação do SECSP

16/11/2022


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) participou, no dia 12/11, do evento Cidade Pela Paz, realizada pela Rede Social do Centro e que contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo e de dezenas de entidades.


Durante o evento, a Rua Barão de Itapetininga, região central da cidade, foi tomada por tendas onde foram realizados os mais diversos atendimentos desde o social, beleza, saúde, cultura, jurídico, emprego e cidadania.


O SECSP participou do evento por meio de duas secretarias: Assistência Social e de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “São dois departamentos do Sindicato que desenvolvem um trabalho importantíssimo, visando a inclusão social dos trabalhadores e trabalhadoras, seja de quem está desempregado (a) ou que tenha algum tipo de deficiência”, disse Cleonice Caetano de Souza, Secretaria de Assistência Social do SECSP.


A diretora ressaltou que o sindicato teve participação efetiva no evento com atendimento de vaga de emprego já com encaminhamento, data e horário para comparecimento nas empresas, cadastro de currículo, orientação sobre como fazer um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego.


Na área médica, o Sindicato que diariamente oferece serviços médicos, em diversas especialidades, e odontológicos para os (as) trabalhadores (as) do comércio, durante o evento Cidade Pela Paz realizou aferição de pressão e Índice de massa corporal (IMC) e, quando necessário, os (as) pacientes foram encaminhados (as) para tratamento.


Em relação a inclusão da pessoa com deficiência, o Sindicato realizou uma atividade sensorial promovendo a experiência, que tem como finalidade enaltecer a empatia e o amor ao próximo, uma vez que todos (as) os (as) participantes fizeram compras às escuras, ou seja, as pessoas tinham os olhos vendados para fazer uma imersão para sentir qual é a sensação de não enxergar.


“Esta é uma atividade que a gente realiza há muito tempo no Sindicato. É importante essa ação para as pessoas saberem como é ser cego (a) ou não pode andar e precisar fazer suas compras e não ter, por exemplo, um piso tátil ou se deparar com um obstáculo que impeça a circulação de uma cadeira de rodas”, disse Cremilda Bastos Cravo, secretária de Inclusão da Pessoa Com Deficiência do Sindicato dos Comerciários.


Com foco no mundo do trabalho, o SECSP falou também da importância dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que são 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que se baseiam em um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil para assegurar uma sociedade mais justa e igualitária, além de propor uma ação efetiva de combate as mudanças climáticas.