Presidente da UGT ministra palestra durante IX Fórum de Relações Trabalhistas e Sindicais

24/03/2023


Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, como palestrante, do IX Fórum de Relações Trabalhistas e Sindicais, realizada nessa sexta-feira, dia 24, no Hotel Melia, em São Paulo.


O líder ugetista abordou o cenário atual das relações trabalhistas e sindicais, e as perspectivas de mudanças na legislação trabalhistas. Lembrou que o movimento sindical, em hipótese alguma, deseja retomar a legislação trabalhista anterior a 2017, mas sim adequar alguns pontos no subtema atual, como por exemplo fazer valer o negociado sobre o legislado. “Nossa vocação, como sindicalista, é dialogar e negociar”, disse Patah.


Segundo o sindicalista é importante que essa condição seja inserida no novo modelo de legislação trabalhista, com a volta da homologação nos sindicatos, pois da plena segurança ao trabalhador, que tem a certeza de que sua rescisão está sendo paga corretamente, além de ser uma segurança também para as empresas, pois a homologação feita no sindicato assegura que as contas foram pagas corretamente, evitando judicialização desnecessária e dores de cabeça.


“Um tema muito sensível para o movimento sindical diz respeito ao custeio. Hoje não existe uma maneira objetiva de custeio. Nós sugerimos que isso seja remetido para a assembleia de trabalhadores e lá seja decidido como esse custeio será aplicado”, concluiu Ricardo.