Mutirão da Diversidade 2025 reforça compromisso do SECSP e da UGT com a inclusão e a equidade no mercado de trabalho
27/06/2025

O Mutirão da Diversidade 2025, realizado no dia 25 de junho na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), consolidou-se como uma das maiores iniciativas de empregabilidade inclusiva do país. Voltado especialmente para a população LGBT+ e também para imigrantes, o evento reafirma o compromisso do SECSP e da União Geral dos Trabalhadores (UGT) com a equidade, o combate à discriminação e a promoção de oportunidades reais para quem mais precisa.
Os números do mutirão impressionam e mostram sua efetividade: foram realizadas 461 entrevistas, com 222 candidatos aprovados, representando 48,2% de aproveitamento. Desses, 9 foram contratados imediatamente, e há expectativa de aumento nas admissões ao final dos processos seletivos internos das empresas. Ao todo, 23 empresas participaram, oferecendo 3.125 vagas em diversas áreas do comércio e serviços.
A ação também teve um importante componente internacional, com a participação de imigrantes vindos de Angola, República Democrática do Congo, República do Congo, Venezuela, Cuba, além de países como Rússia, Guiné-Bissau, Bangladesh e Abecásia — mostrando que São Paulo é uma cidade diversa que acolhe e oferece oportunidades.
Para o presidente Ricardo Patah, o impacto do Mutirão vai muito além da recolocação no mercado de trabalho. “Esses eventos também são espaços de qualificação e requalificação profissional, o que é fundamental para garantir não só o emprego, mas também a permanência e o crescimento dos trabalhadores e trabalhadoras em suas áreas”, afirmou.
Patah destacou ainda que, ao focar especificamente na população LGBT+, o Mutirão potencializa sua missão de inclusão social por meio do trabalho digno, enfrentando o preconceito e ampliando os horizontes de milhares de pessoas que enfrentam barreiras no mercado de trabalho simplesmente por serem quem são.
Com mais essa edição de sucesso, o SECSP mostra que o sindicalismo moderno é atuante, inclusivo e transformador.