Criatividade e sustentabilidade: “Festa na Firma” agita o Sindicato dos Comerciários de SP

06/08/2025


No dia 6 de agosto, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo recebeu o projeto “Festa na Firma”, promovido pela Secretaria da Mulher, com coordenação da diretora Isabel Kausz, em parceria com o futuro Sesc Galeria. A iniciativa faz parte de um circuito estadual de ações culturais do Sesc, com foco na reutilização criativa de materiais publicitários, como banners, que se transformaram em bolsas e carteiras feitas à mão.


Dividida em dois períodos, manhã e tarde, a atividade foi conduzida por educadores do Quiosco Cultural e ofereceu aos participantes a oportunidade de aprender na prática como reaproveitar materiais de forma criativa. Mais do que uma oficina, a ação reforçou o compromisso do sindicato com a sustentabilidade, a valorização do trabalho manual e o empoderamento feminino por meio da geração de renda.


“O festival Festa está acontecendo em várias unidades do Estado, e trazer essa proposta para dentro do sindicato é uma forma de mostrar que materiais que seriam descartados podem ganhar uma nova vida. É só o começo — queremos multiplicar essas ideias e incentivar que nossas mulheres reutilizem, criem e até presenteiem com essas peças únicas”, destacou a diretora Isabel Kausz.


Já para Mauro Lucas, animador sociocultural do Sesc Galeria, a oficina foi uma amostra do que essa parceria entre o Sesc e o Sindicato pode oferecer. “O projeto ‘Artes na Firma’, que faz parte do programa ‘Festa’, busca aproximar o público de diferentes técnicas artísticas. É uma maneira de abrir espaço para novas experiências culturais dentro do ambiente de trabalho”, afirmou.