Ricardo Patah é o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo desde 2003 cargo que ocupa até hoje, pois foi reeleito em 2007, 2011 e 2015. Na entidade está desde 1991, onde já ocupou vários cargos até assumir a Presidência. Atualmente, Patah também é o presidente da central União Geral dos Trabalhadores - UGT. Seu primeiro emprego foi no comércio, em 1972, no antigo Bazar 13, que foi incorporado pelo Grupo Pão de Açúcar.

Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, também realizou cursos de qualificação sindical nos Estados Unidos e em Israel.

 

Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em 1999, Patah foi representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS, em 2001, e membro do Conselho da Previdência Social, em 2005.

 

Desde maio de 2007, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reúne representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e líderes de movimentos sociais.

 

Como dirigente sindical, Patah defende um novo rumo para o sindicalismo brasileiro, incorporando as ideias de cidadania, ética e inovação, e agregando ao movimento sindical os excluídos do mercado de trabalho: os desempregados, os trabalhadores na informalidade e os brasileiros que estão à margem do processo produtivo. Sempre atuante, tem como lema o trabalho decente, inclusão e justiça social.

Palavra do Presidente

 

Você, comerciário, é nosso foco, por isso é que sempre estamos inovando para oferecer o melhor à categoria. Quando digo ‘nosso foco’, quero ressaltar que trabalhamos com afinco para atender suas necessidades.

 

Quero dizer que nossa comunicação é de extrema importância para que haja cada vez mais transparência em tudo que o Sindicato faz. O nosso site é um dos veículos fundamentais para essa comunicação, devido à sua agilidade em informações on line. Implantado no meu primeiro mandato, hoje temos mais de cinco milhões de acessos.

 

Devido ao crescimento dos serviços do Sindicato, fomos nos aperfeiçoando e queremos informar você, comerciário, de cada detalhe de nossa entidade. Para isso, está à sua disposição o novo site do Sindicato, totalmente reestruturado, onde você poderá navegar e verificar que os menus, tanto superiores quanto laterais, estarão sempre fixos, independentemente do assunto que você estiver consultando.

 

No site você poderá ver desde a história do Sindicato, Convenções Coletivas de Trabalho, ter informações da sede, subsedes, ambulatório, colônia de férias, clube de campo, além de poder conhecer cada um ao clicar nas diversas fotos para uma maior visualização do local. Há também o guia médico, sempre atualizado, e as parcerias que o Sindicato tem, principalmente com as universidades que oferecem descontos para os associados. Na página principal, além das notícias e do fale com o Sindicato, você terá acesso a todas as ações sindicais que a entidade faz em frente às lojas devido a denúncias recebidas, para que os direitos dos comerciários sejam respeitados.

 

É isso e muito mais que o site oferece para você, que merece toda nossa dedicação, 24 horas por dia.

 

Ricardo Patah, presidente do Sindicato