CNH passa a ser entregue somente pelos Correios em SP

20/01/2021


A opção de retirada presencial da CNH na renovação ou emissão de primeira/segunda via do documento deixou de existir no Estado de São Paulo. Desde a última sexta-feira (15), os motoristas que solicitarem a emissão da CNH deverão optar pela entrega do documento físico via Correios. O objetivo, segundo o Detran-SP, é evitar aglomerações nas unidades do órgão e do Poupatempo.

O documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro do motorista junto ao Detran-SP. Se não puder ou quiser esperar o tempo de entrega da CNH, o motorista poderá baixar, de forma gratuita, a versão digital do documento no mesmo dia de aprovação do exame médico.

Com a medida, o governo de São Paulo espera que 450 mil pessoas/ano deixem de ir presencialmente às unidades para retirar o documento. Desta forma, o governo espera manter as unidades do Poupatempo abertas à população para atendimento de serviços essenciais que ainda precisam ser concluídos presencialmente.

Os processos de solicitação/renovação de CNH podem ser feitos pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. Depois de realizar o exame médico nas clínicas credenciadas ao Detran-SP, basta o motorista aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail para acessar a versão digital da CNH, que tem a mesma validade legal do documento em papel. Vale lembrar que os prazos de vencimento dos exames médicos/renovação da CNH, adiados durante a pandemia da Covid-19, voltaram ao normal a partir de 2021.

Fonte: Terra