Sindicato participa de evento sobre prevenção de acidentes no trabalho

03/08/2016


“Com o ambiente tranquilo, o trabalho é favorável. O cuidado com a saúde mental do trabalhador” foi o tema do evento público sobre saúde e segurança do trabalhador promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (03), no vão livre do Masp. 

 

A ação integra o Programa Trabalho Seguro, que tem como objetivo promover a saúde e segurança do trabalhador.

 

Instituições governamentais e sindicatos patronais e de trabalhadores participaram da ação. 

 

“A proposta é levar para a população a ideia de que a segurança no trabalho é necessária. O empregado deve saber da importância de trabalhar em um ambiente seguro e saudável. E o empregador deve conceder essa segurança”, explica Renato Sabino Carvalho Filho, juiz trabalhista e gestor do Programa Trabalho Seguro.  

 

Atuante na luta por um ambiente laboral salubre, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo participou da ação. Ricardo Patah, presidente da entidade sindical, afirma ser necessária a busca por alternativas de superação do problema. 

 

 

 

“Neste momento em que colocamos em pauta a saúde do trabalhador, percebemos que o assédio moral é o campeão em processos jurídicos e uma das causas que afetam a saúde mental do trabalhador, aliado ao momento atual do nosso País. São milhões de desempregados, a economia caindo, projetos que tiram direitos trabalhistas – tudo isso causa uma situação de baixa estima e desesperança. Novas ações são necessárias, porque alguns empresários investem em equipamentos para ter lucro, mas esquecem da saúde e segurança do trabalhador”, disse Patah. 

 

Na ocasião, o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador dos Comerciários de São Paulo, com a finalidade de conscientizar e orientar sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, distribuiu panfletos, cartilhas e as Normas Regulamentadoras (NR’s) aos que passavam pelo local. 

 

“Queremos sensibilizar a sociedade diante do problema.  Nosso trabalho é em conjunto com as empresas do comércio e seus empregados. Visitamos os espaços laborais, montamos um plano de ação com base nas NR’s para que seja oferecido um ambiente favorável, onde o trabalhador possa produzir com qualidade, e não adoecer”, explicou Renato de Jesus Santos, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalhador.

 

“Devemos ter o compromisso de lutar contra esse mal que vem atingido a classe trabalhadora. Questões relacionadas à saúde mental são o segundo motivo de afastamento do ambiente de trabalho. É só a união que vai fazer a diferença. Trabalhar sim, adoecer não”, completou Cleonice Caetano, diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

 

Mais fotos:

https://www.flickr.com/photos/comerciariossp/albums/72157671096446422