Sindicato e UGT participam da Reatech

05/06/2017


 

 

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) participaram da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), que aconteceu de 1 a 4 de junho, no São Paulo Expo Brasil.

 

O motivo da participação das entidades sindicais no evento é levar informação e discutir a acessibilidade como ato de cidadania.  

 

  

 

“Há 10 anos participando da feira, o Sindicato, além de discutir a inclusão, traz materiais informativos sobre a empregabilidade e a lei cotas. Também fazemos o cadastro de currículo, que já é uma atividade realizada no Sindicato, porque acreditamos que as pessoas com deficiências têm capacidade e possibilidade para atuar no mercado de trabalho”, disse Cremilda Bastos Cravo (foto acima à esquerda), diretora responsável pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da entidade.

 

Com o slogan “Ninguém fica para trás”, a UGT, por meio do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030 participou da feira promovendo os 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS), que são: erradicação da pobreza, segurança alimentar, água e saneamento, energia, crescimento econômico, igualdade de gênero, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis, promover o uso sustentável dos ecossistemas, mudanças do clima, educação inclusiva, justiça para todos, conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos e parceria global. 

 

 

“É muito importante o movimento sindical levantar essa bandeira. Estamos aqui trabalhando a questão da inclusão e da vulnerabilidade. A UGT, junto com seus sindicatos filiados, está à frente deste processo com um projeto inclusivo e transformador. Que essas boas praticas, alinhadas aos 17 objetivos  sustentáveis, fortaleça a bandeira de se manter uma central sindical cidadã, ética e inovadora”, Cristina Palmiere (foto acima à direita), membro do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030 da UGT.

 

 

 

 

Atração à parte!

 

Durante a feira, a atração também ficou por conta dos cães da unidade de Canil da Guarda Civil Metropolitana que, além de ajudarem no apoio ao trabalho policial e na elucidação de crime, desenvolvem um projeto sócio-educacional com as crianças com deficiência. 

 

 

 

“Temos um trabalho educacional que realizamos em escolas, empresas, ONGs, etc. É uma ação com base na Cinoterapia, ou seja, uma abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. É mais um auxílio no desenvolvimento das crianças com deficiência e com mobilidade reduzida. E o cão auxilia e ajuda a criança andar, se locomover, se mexer. É automático”, explica o subinspetor Carvalho.

 

 

 

A Reatech é considerada o terceiro maior evento mundial do segmento de reabilitação e apresenta novas tecnologias e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços para as pessoas com deficiência.