Google anuncia checagem secreta de segurança durante o login

05/11/2018


O Google anunciou um novo recurso de proteção que vai realizar uma espécie de "check-up de segurança" sempre que você fizer login. A empresa não especificou o que é analisado durante essa checagem, mas é possível que o Google tente determinar algumas informações sobre o computador para saber se alguma pessoa diferente está fazendo o login.

 

Algumas informações, como a localização do usuário, já são analisadas pelo Google durante o login. Porém, isso nem sempre é suficiente para bloquear acessos de terceiros.

 

Não foi informado exatamente quais são os "sinais" que o Google vai analisar para determinar se um acesso é legítimo. Em outras palavras, os detalhes do funcionamento da função são "secretos".

 

Porém, a empresa deixou claro que o recurso, quando ativo, vai bloquear o início de sessões a partir de navegadores web sem Javascript. O Javascript é usado em praticamente todas as páginas da web e vem ativado por padrão nos navegadores. Segundo o Google, 0,1% dos usuários terão que atualizar o navegador ou modificar suas configurações.

 

Para quem perdeu a conta, o Google criou um novo processo passo a passo para realizar todas os procedimentos necessários, desde uma revisão na própria conta Google como uma revisão de outras contas on-line que podem ter sido impactadas pelo acesso ao Gmail, por exemplo.

 

O Google também recomenda a extensão Alerta de senha que informa quando você digitou a sua senha do Google em um site falso. A extensão só funciona corretamente caso você tenha configurado uma senha exclusiva para a sua conta Google, que é algo que você deve fazer.

 

Fonte: G1