Quer manter a saúde em dia? Aposte na cúrcuma, poderoso anti-inflamatório

07/02/2019


A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um rizoma parecido com o gengibre, porém com propriedades nutricionais ainda mais elevadas. Um dos alimentos básicos da medicina aiurvédica, com tradição de mais de 6 mil anos, a cúrcuma vem sendo usada há milênios para combater diversos males, desde resfriados e problemas nas vias aéreas, até infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes e anorexia.

 

Embora de origem asiática, a cúrcuma se adaptou bem no Brasil e pode ser encontrada tanto fresca quanto em pó (ou mesmo em cápsulas, como suplemento alimentar, pois é considerado um alimento funcional). Seja em pó ou fresca, esse rizoma de cor amarelo dourado é uma fonte de curcumina, o que faz dele um poderoso antioxidante, com propriedades anti-inflamatórias importantes, atuando contra o envelhecimento e auxiliando o sistema imunológico. Por isso, também apresenta propriedades anticancerígenas. Estudos recentes mostram que a cúrcuma pode ser de grande ajuda para prevenir doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, justamente por ser fonte de antioxidantes.

 

A cúrcuma possui ainda propriedades antissépticas e antibacterianas, além de ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, combater alergias e auxiliar a digestão. Em geral, é usada como tempero em diversos pratos – até nos doces cai bem. Por causa de sua cor amarelo intenso, também vem sendo usada pela indústria como um corante natural em vários produtos alimentícios.

 

Mas não confunda: embora o nome popular seja parecido, a cúrcuma (açafrão-da-terra) é diferente do açafrão original, extraído dos pistilos de uma flor. Ele também tem propriedades interessantes para a saúde, mas é um tempero bem mais caro (assunto para próximos posts, prometo). A cúrcuma é barata, pode ser plantada em casa e o pó dura bastante tempo, desde que seja mantido em condições sem umidade, calor e sem exposição excessiva à luz. Na hora da compra, procure certificar-se de que o tempero é puro e não misturado com outros ingredientes nem colorido artificialmente.

 

Usos culinários Como disse mais acima, a cúrcuma é empregada normalmente como tempero. Tem um sabor ligeiramente picante e amargo e um aroma que lembra o terroso. Se tiver a raiz fresca, use-a em pedaços ou ralada para condimentar arroz, ensopados, sopas, sucos e vitaminas ou sobremesas. Uma das receitas tradicionais da medicina aiurvédica é o "golden milk", ou leite dourado. É uma bebida quente preparada com leite vegetal (por exemplo, coco, amêndoas ou castanha-de-caju), uma colher de sobremesa de cúrcuma e uma pitada de pimenta preta moída na hora. A pimenta tem a propriedade de potencializar os efeitos da cúrcuma, além de acelerar o metabolismo. Pode agregar outras especiarias,como canela, gengibre e cardamomo, e adoçar com melado, açúcar mascavo ou o que desejar. Para a medicina aiurvédica, essa bebida preserva as propriedades da cúrcuma e ajuda a melhorar a digestão, combater males do sistema respiratório, atuar como antioxidante e anti-inflamatório, ou seja, melhorar e manter a saúde de maneira geral.

 

Na cozinha, a cúrcuma também pode ser usada para trazer cor, sabor e aroma a massas, pães, bolos e outros preparos do gênero. Basta uma pequena quantidade para sentir a diferença na coloração – não exagere, senão o sabor tende para o amargo e a preparação pode ficar com um gosto desagradável.

 

Além disso, a cúrcuma também é um dos componentes do curry, ou caril, indiano, misturada com diversos outros temperos e usado geralmente para aromatizar ensopados de carnes, legumes e grãos. Na sopa de lentilha, a cúrcuma ou o curry ficam deliciosos e ainda ajudam a digestão, evitando a formação de gases. Gosto de usar a cúrcuma em preparos quentes, principalmente arroz e ensopados à base de grãos e vegetais. Com carnes, aves e peixes também fica saborosa (experimente no frango com quiabo, fica excelente!), assim como em receitas com creme de leite e manteiga.

 

Fonte: UOL