Se ainda não passou por entrevista de emprego neste modelo, prepare-se

13/08/2019


Os processos seletivos estão ganhando cada vez mais agilidade ao se unirem à tecnologia. Um exemplo disso é o crescimento das entrevistas por videoconferência, como Skype ou Zoom, tendência nos departamentos de recursos humanos.

 

Esse formato possibilita a redução dos custos e do tempo, beneficiando às empresas e também aos candidatos, que não precisam se locomover até a empresa contratante.

 

Se você ainda não passou por uma entrevista nesse modelo é melhor começar a se preparar, pois em breve você pode ser convidado a se apresentar dessa forma.

Você está preparado para uma entrevista online?

 

Selecionei algumas dicas valiosas para você se habilitar nesse modelo de entrevista e conseguir expressar com tranquilidade e profissionalismo suas melhores competências.

 

Em primeiro lugar, você precisa entender as diferenças entre uma entrevista presencial e uma entrevista online. O sucesso desse tipo de entrevista envolve outros fatores.

 

Escolha um local adequado

Uma das estratégias da entrevista por videoconferência é ver o candidato mais à vontade, já que eles costumam estar em casa. Porém, é aí que moram algumas armadilhas, afinal o ambiente em que você mora pode dizer muito sobre você.

 

Então, se assegure de escolher um local com fundo limpo, neutro, bem iluminado e agradável para o momento da entrevista – e de preferência sem acesso de outras pessoas da casa.

 

Certifique-se de que ninguém vai aparecer durante a conversa, nem o seu cachorro ou gato, evitando ruídos e interrupções, e não se esqueça de ser pontual com o horário marcado.

 

Verifique os equipamentos

Imagino que você vá se preparar e estudar a empresa e a vaga antes, então nada mais chato do que após toda essa dedicação ter sua entrevista comprometida por falhas técnicas.

 

Nada pior do que fazer uma entrevista com uma câmera e áudio de péssima qualidade ou uma conexão instável. Teste antes o desempenho do seu computador, a qualidade da webcam, a captação de áudio e também a conexão de internet. Você pode testar esses equipamentos ligando para um amigo ou alguém da família.

 

Cuidado com o login de acesso

Nunca use nomes de usuário e logins com apelidos ou temas polêmicos. Caso você não tenha algum com o seu nome, vale criar um novo perfil para usar profissionalmente.

 

Cuide da sua imagem pessoal

Um dos maiores erros é acreditar que por estar em casa não é necessário vestir roupas formais. Não esqueça de escolher roupas compatíveis com a vaga. Uma dica é evitar roupas brancas que tendem a brilhar nos vídeos, incomodando a visão do recrutador.

 

Tenha documentos importantes por perto

Tenha no seu computador toda a documentação que possa ser de utilidade para a entrevista, como o seu CV, certificações de cursos relevantes, entre outros.

Além de tudo isso, não esqueça de relaxar, respirar fundo, ser você mesmo e manter o foco e uma boa comunicação para que seus talentos sejam vistos e você conquiste a vaga que deseja.

 

Boa sorte!

 

Fonte: EXAME