Exposição aborda música e poesia de Cazuza no Museu da Língua Portuguesa

22/10/2013

Cantor e compositor, Cazuza soube como poucos transformar seus sentimentos em poesia. Suas letras foram marcadas por versos fortes e uma personalidade única. 23 anos após sua morte, o músico ganha uma exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Com inauguração nesta terça (22), "Cazuza mostra sua cara" retrata Cazuza através da poesia de sua música.

 

Com curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia, a mostra  interativa oferece uma abordagem dupla, retratando a música brasileira e a língua portuguesa.

 

"As pessoas se aproximam mais das palavras por meio da música em um país como o nosso, com uma tradição oral muito significativa", comenta o curador, que contou com a consultoria da historiadora Heloisa Starling e do jornalista e crítico musical Silvio Essinger para construir a narrativa da exposição.

 

A exposição

Dividida em espaços de reflexão, aprendizado e interação, a mostra conta com projeções de leds e permite interação do público.

 

O percurso começa com uma galeria de "rostos e ideias", que traz as paredes cheias de fotos de pessoas desconhecidas. Sobre cada imagem estão frases de músicas do artista. O público poderá mudar a aparência e o conteúdo da sala todos os dias.

 

Em uma das salas, o público pode escolher entre as músicas "Ideologia" e "Exagerado" para que suas letras projetadas em telas e mescladas com imagens em computação gráfica.

 

Em outro ambiente, livros gigantes recebem projeções de palavras-chave. Nesta seção, o público escolhe um assunto e assiste a um depoimento de Cazuza relacionado ao tema.

 

Um corredor de espelhos terá trechos de músicas projetados em leds, com efeitos que mudam a cada 30 segundos. Nos banheiros, luzes coloridas e projeções retratam momentos da vida Cazuza.

 

Depoimentos de personalidades e amigos, como Ney Matogrosso, Lobão e Bebel Gilberto, são apresentados em uma sala com vários monitores.

 

Em outra, animações traçam um paralelo entre seis momentos da vida de Cazuza e a história brasileira, abordando marcos políticos e sociais do país.

 

Visitas guiadas

O museu oferece visitas guiadas por educadores todos os sábados, domingos e feriados às 11h e às 13h. As inscrições podem ser feitas com 20 minutos de antecedência, no balcão da entrada.

 

Visitas de grupos, com no mínimo 10 e máximo de 42 pessoas, acontecem apenas durante a semana, e podem ser agendadas pelo telefone (11) 3227-9222.

 

Serviço

"CAZUZA mostra sua cara"

Quando: De 22 de outubro a 23 de fevereiro de 2014.

Funcionamento: Às terças, o museu fica aberto até 22h (a bilheteria fecha às 21h); de quarta a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h); fechado às segundas.

Onde: Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, S/N

Quanto: R$ 6 e R$ 3 (meia), com entrada gratuita aos sábados e às terças.

Mais informações: (11) 3322-0080 ou www.museulinguaportuguesa.org.br