Rede Dia fecha quase 300 lojas e matriz injeta R$ 175 milhões

20/09/2019


Grupo supermercadista encerra operação na Bahia e desiste da marca Minipreço

 

Em processo de encolhimento desde o ano passado — quando passou a ser investigada uma possível fraude fiscal na subsidiária brasileira — a rede Dia decidiu fechar a operação na Bahia e encerrar as atividades da sua cadeia Minipreço no país.

 

As informações estão nas notas explicativas do balanço do primeiro semestre, publicado nesta semana.

 

Com vendas em queda e prejuízo operacional no Brasil, a matriz espanhola fez um aumento de capital de quase R$ 175 milhões (40 milhões) na filial em junho.

 

São recursos para pagamento de despesas operacionais e custos originários de uma reestruturação, diz uma fonte a par do assunto. No começo do ano, a matriz descartava aportes novos na filial.

 

Até 2017, mesmo durante a recessão no Brasil, a subsidiária vinha reportando altas taxas de crescimento e abertura acelerada de lojas.

 

Em outubro do ano passado, o grupo iniciou a investigação de uma possível manipulação dos números do balanço no país. Diretores foram demitidos e o CEO foi trocado.

 

A operação entrou em um profundo processo de reestruturação — reflexo também da adoção de uma nova estratégia global.

 

Fonte: Valor Investe