Ciclistas reclamam de buraco em via recapeada no centro de SP

17/10/2019


Quem pedala pela ciclovia na avenida Liberdade, na região central, nota que o percurso conta com um obstáculo: uma tampa de bueiro desnivelada em relação ao asfalto. O buraco ocupa praticamente toda a faixa para bicicletas no sentido centro, quase em frente à estação São Joaquim da linha 1-azul do metrô.

 

Para desviar, o ciclista tem que escolher entre jogar a bike à direita, correndo o risco de bater na calçada, ou à esquerda, na pista onde os carros passam.

 

O vendedor Guilherme Vinicius, de 22 anos, pedala todos os dias pelo trecho e se disse vacinado quanto ao desnível, mas já presenciou várias situações de risco.

"O buraco surgiu há alguns meses e ficou na tampa do bueiro. Já vi muita gente tentando desviar e batendo em tachões ou quase caindo em cima dos carros. É difícil, porque só sobra um pedaço pequeno para passar", afirma.

 

Segundo relatos, o desnível surgiu após as obras de requalificação feitas neste ano pela Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB). O serviço, realizado em diversas ciclovias e ciclofaixas da capital paulista, incluiu fresagem e recapeamento do asfalto.

 

"Por ser um buraco muito grande, para quem não conhece aquele caminho é um risco grande de acidente, ainda mais à noite, quando é mais difícil de ver", diz o entregador Vinícius José Pereira de Souza.

 

A ciclovia começa na praça João Mendes, percorre as avenidas Liberdade e Vergueiro e termina na avenida Lins de Vasconcelos. 

Segundo a CET, a capital tem 503,6 km de vias destinadas a ciclistas.

 

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, gestão Bruno Covas (PSDB), informa que um técnico irá ao local apontado pela reportagem para fazer vistoria e os reparos necessários, até o final desta semana.

 

A pasta também informa que realiza obras de requalificação em 23 ciclofaixas da cidade. Os locais podem ser vistos no site da CET.

 

Fonte: Agora