Setor de serviços cresce 0,8% em outubro e tem 2ª alta seguida, diz IBGE

12/12/2019

O volume do setor de serviços cresceu 0,8% outubro, na comparação com setembro, segundo divulgou nesta quinta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro do ano passado, a alta foi de 2,7%.

 

Trata-se da segunda alta seguida e o 6º resultado mensal positivo no ano. Foi também o melhor resultado para meses de outubro desde 2012, quando houve alta de 1%.

 

Recuperação ganha ritmo

No ano, o setor passou a acumular avanço de 0,8%. No acumulado em 12 meses, o setor mostrou ganho de ritmo, ao passar de uma alta de 0,7% em setembro para 0,8% em outubro, mas ainda segue abaixo do nível registrado em julho, quando acumulava alta de 0,9%.

 

Segundo o IBGE, entre as cinco atividades pesquisadas, quatro tiveram alta, com destaque para o setor de serviços de informação e comunicação (1,8%), impulsionado tanto pelo segmento de tecnologia da informação (2,6%) e pelo audiovisual (6,7%).

 

Perspectivas para a economia

O ritmo de recuperação da economia mostra sinais de melhora nesta reta final do ano e tem feito os analistas de mercado elevar as projeções para o crescimento do PIB de 2019 e 2020.

 

produção industrial brasileira, por exemplo, cresceu 0,8% em outubro, na terceira alta mensal seguida. No acumulado no ano, entretanto, o setor industrial ainda acumula queda de 1,1%.

 

Fonte: G1