IPVA 2020 fica mais barato em São Paulo

16/12/2019

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo revelou a tabela de pagamento do IPVA 2020. As datas são as mesmas de 2019, mas a novidade é que o imposto ficou mais barato. O imposto ficou, em média, 3,54% mais em conta. O porcentual corresponde à queda nas vendas de veículos em 2019. As vendas são usadas como base para o cálculo do imposto.

 

O calendário de pagamento varia conforme o final da placa do veículo. Os pagamentos começam em 9 de janeir de 2020. É possível quitar a taxa à vista, com ou sem desconto, e parcelar em três vezes.

 

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, tem desconto de 3%. Quem preferir pagar à vista, mas em fevereiro, perde o direito ao abatimento. No caso de parcelamento, o primeiro pagamento também deve ser feito em janeiro. 

 

O calendário de pagamento varia conforme o final da placa do veículo. As datas acima são para automóveis, motocicletas, vans, picapes e outros utilitários, por exemplo. No caso de caminhões e ônibus, o pagamento obedece um calendário diferente.

 

É possível quitar a taxa à vista, com ou sem desconto, e parcelar em três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, tem desconto de 3%.

Quem preferir pagar à vista, em fevereiro, perde o direito ao abatimento. No caso de parcelamento, o primeiro pagamento também deve ser feito em janeiro.

 

IPVA 2020 do carro zero

No caso de veículos novos, o IPVA 2020 pode ser pago em cota única até o quinto dia útil após a emissão da nota fiscal com desconto de até 3%. Se o pagamento for feito até 30 dias após a emissão da nota, o valor será em cota única sem desconto. Também é possível parcelar o imposto do carro novo, com a primeira parcela em até 30 a dias após a emissão da nota, e as duas seguintes nos meses subsequentes.

 

Fonte: Terra