Sisu 2020 teve quase 1 milhão de inscritos no 1° dia

22/01/2020

Cerca de 1 milhão de candidatos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no 1° dia de concorrência. Eles tentam uma das 237 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou na manhã desta quarta-feira (22) o balanço do primeiro dia de inscrição do processo seletivo.

 

Ao todo, nas primeiras 24 horas, foram 993.311 pessoas inscritas. No ano anterior, o primeiro dia registrou 492 mil inscritos. As candidaturas do primeiro semestre de 2020 do Sisu foram abertas na madrugada de terça-feira (21).

 

Como os participantes podem se inscrever em dois cursos, o número de candidaturas registradas era, à 1h, 1.870.751. Os concorrentes podem se inscrever até as 23h59 do próximo domingo (26).

 

O prazo, que antes se encerraria na sexta (24), foi prorrogado após erros nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, de acordo com o ministro afetou quase 6 mil candidatos, mas foi corrigido um pouco antes da abertura das inscrições do Sisu.

Lentidão

 

Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades públicas.

 

G1 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que disse que o sistema foi restabelecido e que o problema de lentidão é ocasionado pelo grande número de acessos simultâneos de usuários.

 

As reclamações seguiram ao longo de toda essa terça-feira e alguns candidatos relatam, na quarta-feira, que não conseguem fazer a inscrição.

Sisu 2020: como se inscrever

 

  • As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.
  • Podem participar os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação. Nesta edição, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
  • Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.
  • Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

 

Fonte: G1