5 aplicativos para ajudar mulheres a denunciar assédio

27/01/2020

Se você é mulher, provavelmente já repensou a ida em alguma festa ou já mudou a própria rota só para não fazer determinado caminho. Estas são poucas das muitas situações que só as mulheres passam e os dados estão aí para comprovar. Em 2018, por exemplo, 22 milhões de brasileiras passaram por algum tipo de assédio, segundo uma pesquisa divulgada pelo Datafolha. Não é fácil ser mulher em um país como o Brasil, mas, felizmente, têm surgido alternativas para que a comunidade feminina se sinta cada vez mais segura.

 

Purebreak selecionou 5 aplicativos que podem te ajudar a denunciar assédio e outros tipos de violência. A maioria está disponível para Android e iOs. Confira e compartilhe com as amigas!

 

Nem vem!

Nele, é possível ter acesso à ferramentas que te socorrem em situações de emergência ou risco, como o alarme que dispara um som de alerta quando pressionado. Lá também te dão a opção de cadastrar três contatos de emergência para enviar a sua localização imediatamente e o número da delegacia mais próxima para que você possa ligar sem chamar muita atenção.

 

SOS Mulher

Assim como o Nem Vem!, o SOS Mulher te dá a opção de cadastrar até cinco contatos de emergência para serem ativados através de mensagens automáticas. Na interface, também há um espaço reservado para depoimentos pessoais de mulheres que já enfrentaram situações de violência e mensagens de apoio. Bem interessante, né?!

 

Salve Maria

Muitas mulheres violentadas não têm coragem de denunciar seu agressor. E não estamos falando apenas de violência física. O aplicativo Salve Maria permite que mulheres enviem denúncias de forma anônima e, assim, sintam-se mais encorajadas para expor a situação. Mas, diferente dos outros da lista, este está disponível apenas para Android.

 

PenhaS

O aplicativo traz informações e mapas com pontos de apoio à vítimas de violência. Além disso, tem um chat para que mulheres possam conversar umas com as outras e a opção de gravar uma agressão, acionando diretamente a polícia.

 

Rede Mete a Colher

Em briga de marido e mulher você não só mete a colher, como baixa o aplicativo para se ajudar e ajudar outras mulheres! No Rede Mete a Colher, você conta com três categorias de pedidos de ajuda: apoio emocional, orientação jurídica e inserção no mercado de trabalho. O aplicativo está disponível apenas para iOs.

 

Fonte: Terra