Varejo cai 0,01% em dezembro e contraria estimativas de crescimento de vendas de Natal

12/02/2020


O comércio em dezembro registrou queda de 0,01%, informou nesta quarta-feira (12) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O registro interrompeu sete meses positivos seguidos do varejo em 2019, ano em que o comércio registrou alta de 1,8%.

 

A expectativa do mercado era que que o varejo tivesse crescimento de 0,2% em dezembro, além de 3,3% no ano, segundo economistas ouvidos pela Bloomberg.

Em novembro, as vendas no varejo brasileiro subiram 0,6% na comparação com o mês de outubro, que registrou 0,1%. Novembro havia registrado o patamar mais elevado desde dezembro de 2016.

 

O resultado de dezembro divulgado pelo IBGE vem para responder uma polêmica nas vendas de Natal.

O primeiro levantamento da Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping) chegou a estimar que as vendas de Natal teriam crescido 9,5%, o que seria o melhor resultado desde 2014. 

 

O número foi duramente contestado pela Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites). Tito Bessa Jr, presidente do grupo e fundador da rede TNG, chamou de mentiroso o dado da Alshop e questionou a metodologia de cálculo.

 

Em resposta, a Alshop negou que os números sobre as vendas de Natal estivessem errados. E informou que crescimento nominal de 9,5% estava alinhada com entidades do setor, como a própria Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Porém, a Abrasce divulgou que o comércio cresceu 3,1%, em valores nominais, sem o desconto da inflação.

Em contrapartida, apesar da diferença percentual entre as associações, a base de comparação não é a mesma. A Alshop considera o período de 1º a 20 de dezembro. Já a Abrasce contabiliza de 19 a 24 de dezembro e usa dados da Cielo. Os valores divulgados pelas entidades são nominais, o que quer dizer que não é descontado o percentual da inflação. Sem explicar a metodologia, a Alshop revisou o resultado para 7,5% no dia 4 de fevereiro.

 

Fonte: Folha de S.Paulo