Museu da Língua Portuguesa reabre para visitas educativas nesta quinta-feira

12/03/2020


O Museu da Língua Portuguesa inicia nesta quinta-feira (12) visitas educativas guiadas ao local, que fica na Estação da Luz, no Centro de São Paulo. O museu está fechado desde que foi parcialmente destruído por um incêndio em dezembro de 2015, que provocou a morte de um bombeiro civil.

 

A nova etapa do programa educacional "Escola, Museu e Território", iniciado em 2019, vai permitir que estudantes, professores, moradores da região da Luz e do Bom Retiro, adultos atendidos pelos serviços de assistência social e de saúde, e estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos) acompanhem os bastidores da reconstrução do local e a montagem da exposição principal de sua reinauguração.

 

A previsão é de que o museu seja reaberto totalmente em junho de 2020. Ao custo total de R$ 81,4 milhões, as obras de recuperação foram entregues em dezembro de 2019.

 

Assim como na primeira fase do programa, estudantes chegarão ao Museu por meio do projeto "Ônibus Andante", que propõe um trajeto a pé para explorar a região, seus marcos urbanos e prédios históricos.

 

O projeto "Museografia" também propõe contar de maneira interativa a história da Língua Portuguesa e de suas transformações ao longo do tempo.

O público geral também poderá visitar o local antes da reinauguração, mas somente uma vez por mês, em três sábados já definidos pela instituição.

 

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e seu programa educativo são uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Visitas mediadas para escolas:

 

  • Data: somente às quintas-feiras - de 12 de março a 28 de maio;
  • Horários: às 8h (Educação Infantil); às 9h e às 14h30 (Ensino Fundamental e Médio);
  • Entrada: gratuita - as visitas devem ser agendadas com antecedência pelo site.

 

Visitas mediadas para adultos atendidos pelos serviços de assistência social e de saúde, moradores e trabalhadores da região, e estudante de EJA:

 

  • Data: somente às quintas-feiras e aos sábados - de 12 de março a 28 de maio;
  • Horários: às 11h, 17h e 19h30;
  • Entrada: gratuita - as visitas devem ser agendadas com antecedência pelo site.

Visitas abertas ao público geral (antes da reinauguração):

 

  • Data: somente nos dias 28 de março, 25 de abril e 30 de maio;
  • Horário: das 9h às 12h;
  • Entrada: gratuita - distribuição de senhas uma hora antes do início da visita.

 

Mais informações: http://museudalinguaportuguesa.org.br/

 

Fonte: G1