São Paulo terá Virada da Consciência Negra com homenagem a George Floyd; veja programação

17/11/2020


Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, a cidade de São Paulo recebe entre os dias 17 e 22 de novembro a Virada da Consciência, que conta com uma série de eventos gratuitos como feira de profissões, feira de tecnologia, debates literários, shows, exposições, peças, campeonatos esportivos e oficinas. Programação prevê homenagem a George Floyd, morto em Minnesota, nos Estados Unidos, durante uma ação policial.

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com Afrobras, com as secretarias municipal e estadual de Educação, secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da São Paulo e movimentos sociais e empresariais, a Virada tem como objetivo promover a valorização da diversidade étnico racial e divulgar as realizações e a cultura do negro no Brasil e no mundo.

 

Veja a programação da Virada da Consciência:

 

8ª FLINK SAMPA – festa da literatura e cultura negra de São Paulo
Dia 19 e 20
Homenagem ao centenário da morte de Ruth Guimarães, com mesas de debates, lançamentos de livros da escritora. Evento vai contar com a participação de Conceição Evaristo, Martinho da Vila, Laurentino Gomes, Cristóvão Buarque e Flávia Lima

TROFÉU RAÇA NEGRA
Dia 19
Condecora personalidades, figuras com forte atuação na sociedade para a promoção da igualdade racial. Esta edição irá homenagear o cantor e compositor Luiz Melodia , o ministro Luiz Barroso, Thaíde, Emicida e Paula Lima

AFROMINUTO
Dia 20
Concurso de vídeo de um minuto via celular com alunos das escolas públicas do estado. A solenidade de premiação acontecerá às 10h.

SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL
De 18 a 20
Tema “Tira esse joelho daqui”
Público: professores, alunos e público em geral
Personalidades: Polícia Militar, Guarda Civil, universidades, federação de empresas segurança Personalidade internacional: advogado de Floyd

BLACKTECFEST - FEIRA DE TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO
Dia 18 -
 "Jornadas da diversidade 2020"
Organização: iniciativa empresarial pela igualdade, com coordenação do prof. Raphael Vicente - seminário com presidentes e representantes de empresas e lançamento do índice de igualdade racial empresarial.

Afroweek - campanha de venda do varejo para arrecadação de recursos financeiros para fundo Vidas Negras (participantes: Shoppings D, Gran Plaza Sul, Tietê, Cidade São Paulo, Cerrado/Goiás e Metropolitano/Rio - e lojas Colombo

Ação com Sesc, MIS, Farol Santander e Secretaria Municipal da Cultura com iluminação de prédios públicos.

Assinatura de parcerias com a Federação Nacional das Empresas de Segurança (Fenavist) e Fundação Abrinq, Senado Federal e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dia 20 - inauguração da Sala George Floyd na Universidade Zumbi dos Palmares, às 11h

Dia 22 - formatura dos alunos do 2º semestre/2019 e 1º semestre/2020. A Universidade Zumbi dos Palmares realizará a formatura de 70 alunos da instituição. Será um momento para celebrar a conquista desses jovens que ingressarão no mercado de trabalho capacitados e formados.

Fonte: G1