Jovens aderem a campanha para tirar título de eleitor

06/05/2022


 

Neste importante ano de eleição presidencial, uma grande campanha foi realizada para que os jovens entre 16 e 18 anos tirassem o título de eleitor. A mobilização envolveu até atores de Hollywood, como Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo.

 

E a campanha surtiu efeito. O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou hoje que, entre janeiro e abril deste ano, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos.

 

O aumento representa 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e aumento de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2014.

 

"No dia 2 de outubro, [esses jovens novos eleitores] poderão comparecer às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto", declarou Fachin ao dizer que os números são "animadores".

 

Nas redes sociais políticos se manifestaram sobre os números divulgados pelo TSE.

 

O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou que é uma vitória para a “democracia contra aqueles que pregam o ódio.”

 

Para Fachin, a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições, e a “resposta foi impressionante”. Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia. Dos 18 aos 80, ninguém disse não, ninguém abdicou", afirmou.

 

Ataques

 

Vale lembrar que o presidente Bolsonaro tem atacado sistematicamente o processo eleitoral brasileiro, exigindo até que os militares façam uma contagem dos votos de forma paralela e nunca apresentou provas de possíveis falhas em qualquer votação, a mesma que elegeu ele presidente.

 

“A Justiça Eleitoral, senhoras e senhores, não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança e diplomar os eleitos”, afirmou Fachin.

 

Fonte e Foto: Mundo Sindical