Lei de Cotas comemora 30 anos com mega evento on-line

13/07/2021

Evento acontece Dias 23 e 24 de julho e terá uma extensão programação

Dia 24 de julho a chamada “Lei de Cotas” (Lei nº 8.213/91 da Previdência Social) completa 30 anos e o momento é de celebrar conquistas, reforçar propósitos e continuar a enfrentar os desafios para construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva em relação às pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS.

Como acontece todos os anos, por iniciativa da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência, será realizado um evento para celebrar o aniversário da “Lei de Cotas”, nos dias 23 e 24 de julho, em formato online, estruturado com vários painéis e atrações culturais. O evento conta com o apoio e participação de várias entidades representadas pelo poder público, associações, sindicatos, terceiro setor e empresas privadas.

Segundo José Carlos do Carmo*, é importante a união de esforços em defesa da continuidade da existência da “Lei de Cotas” para a garantia de um dos direitos fundamentais da cidadania: o direito ao trabalho. “Festejaremos a existência dessa lei que consideramos ser a principal ferramenta para a garantia do direito ao trabalho para as pessoas com deficiência e reabilitadas”, conclui Dr. Kal como é conhecido.

Entre os temas a serem abordados no evento, destacam-se: A importância da Lei de Cotas; O papel das empresas na inclusão das pessoas com deficiência; A atuação dos sindicatos na garantia da empregabilidade e Lei de Cotas: riscos e perspectivas. O evento contará também com o lançamento do Livro “30 Vozes” e atrações culturais que serão os destaques do dia 24 de julho (sábado), com a apresentação do Museu da Inclusão: a construção dos Direitos Humanos e a Pessoa com Deficiência, além de Produções do SESC e atrações musicais com artistas/pessoas com deficiência.

Confira a programação completa do evento no site leidecotas.camarainclusao.com.br, onde serão disponibilizados os acessos à transmissão do evento nos dias 23 e 24 de julho, via Youtube e Facebook.

Apoiadores do evento: Governo do Estado de São Paulo (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Prefeitura de São Paulo (Secretaria da Pessoa com Deficiência), Prefeitura de Osasco (Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Tribunal Regional do Trabalho/SP, Ministério Público do Trabalho/SP e Organização Internacional do Trabalho (OIT),  além de mais de 70 parceiros envolvidos diretamente com o tema de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS representados por: sindicatos (patronal e de trabalhadores), associações, terceiro setor e empresas privadas.*José Carlos do Carmo é médico, auditor-fiscal do trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência e um dos responsáveis pela concepção e organização do evento.