44% dos jovens se baseiam nas redes sociais para investir

29/11/2021


Abastecidos por uma infinidade de fontes de informação que chegam por meio das redes sociais e dos influenciadores digitais, os adolescentes brasileiros têm desde cedo iniciado uma cultura financeira própria.

Uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo C6 Bank que ouviu cerca de 950 adolescentes brasileiros entre os dias 18 e 25 de outubro mostrou que cerca de 70% deles têm como hábito guardar algum dinheiro.

Há diferenças, contudo, de acordo com a faixa de renda. Nas classes A e B, o percentual dos jovens que têm por hábito fazer alguma economia é de 81%. O índice cai para 73% na classe C e para 51% nas D e E.

Ter dinheiro para o caso de algum imprevisto e investir com o objetivo de alcançar um rendimento mensal foram as principais alternativas apontadas como razão para fazer a reserva das economias.

Os dados da pesquisa revelam ainda que quase metade –cerca de 44% dos entrevistados– costuma buscar nas redes sociais informações financeiras sobre como lidar melhor com o dinheiro e investimentos.

"O jovem está nas redes sociais e tem hoje muito mais fontes de informação à disposição do que anos atrás, tanto para o lado bom como para o lado ruim", diz Liao Yu Chieh, professor do Insper e diretor de educação financeira do C6 Bank.

Segundo Chieh, uma informação considerada preocupante destacada pela pesquisa é que aproximadamente 64% dos adolescentes disseram acreditar ser possível ganhar muito dinheiro em pouco tempo, fazendo investimentos por conta própria com base apenas em dicas de internet.

Concordaram totalmente com a afirmação 27% dos participantes, e 37%, em parte. "Isso não é verdade e é um ponto de atenção com o qual os jovens precisam tomar cuidado."

Os resultados da pesquisa mostram também que os portais de notícias especializados e sites de jornais e revistas foram citados por apenas 26% do total de participantes, entre as fontes de informação que costumam acessar a respeito do tema.

Entre os influenciadores digitais que dialogam com o público jovem interessado pelo universo dos investimentos, estão adolescentes que começaram desde cedo a dar os primeiros passos no mercado.

É o caso do jovem investidor Mateus Gusmão, de 14 anos. Ele conta ter começado a investir aos 11 anos de idade, influenciado por anúncios na internet a respeito de investimentos de empresas do mercado.

Os primeiros investimentos, em meados de 2019, foram em cotas de fundos imobiliários, devido à menor volatilidade dos ativos em comparação às ações e à maior familiaridade com ativos do setor, como os shopping centers.

Após ter ganhado alguma familiaridade com o tema, o jovem diz que passou também a investir em uma carteira diversificada de ações, que hoje conta com nomes como Fleury, BTG Pactual e Carrefour.

Ele já investe até no exterior, nesse caso por meio de ETFs (fundos que replicam grandes índices de mercado) que acompanham o índice de ações globais S&P 500 e de fundos imobiliários americanos.

"Ter paciência é fundamental para obter sucesso com os investimentos no mercado, assim como entender bem o negócio da empresa em que está investindo", diz Gusmão, que se classifica como um "value investor", ou investidor de valor, filosofia consagrada pelo megainvestidor norte-americano Warren Buffett, que defende o investimento em negócios de qualidade a preços atrativos sob uma ótica de longo prazo.

"Gosto muito da parte de contabilidade, analiso os demonstrativos de resultados, o fluxo de caixa, olho bastante os números das empresas para avaliar se ela está saudável financeiramente", diz Felipe Molero, influenciador digital de 13 anos conhecido nas redes como Kid Investor.

Fonte: Folha de S.Paulo