Obras de principais artistas do Renascimento italiano expostas em São Paulo

12/07/2013

Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano, Donatello, Tintoretto, Michelangelo, Botticelli. Poucos movimentos artísticos têm um lista tão grande de representantes conhecidos em todo o mundo, mesmo por leigos - o que é só uma das provas da importância histórica do Renascimento. A partir deste sábado, 13, estes e outros artistas podem ser vistos na exposição Mestres do Renascimento: Obras-primas Italianas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

São 57 obras dos séculos 15 e 16, em sua maioria pinturas, vindas de importantes museus e instituições da Itália, como a Galleria Borghese, de Roma, e a Gallerie dell’Accademia, de Veneza.

 

"O Renascimento - com a perspectiva, o uso da luz e o novo papel do artista, que deixou de ser um artesão - mudou radicalmente a história ocidental", afirma Alessando Delpriori, curador da mostra ao lado de Cristina Acidini.

 

Pelos quatro andares do edifício, serão expostos trabalhos que revelam as manifestações renascentistas não apenas em Florença, seu principal centro, mas também nas regiões de Urbino, Roma, Veneza, Milão e Ferrara.

 

Com reforço na segurança e na iluminação da rua, o CCBB ficará aberto a partir das 15h de amanhã (13) até as 21h de domingo (14), sem parar. É a ‘Virada Renascentista’ - iniciativa já testada durante a mostra sobre o Impressionismo, no ano passado.

 

Serviço

ONDE: CCBB. R. Álvares Penteado, 112, Sé, 3113-3651. QUANDO: 7h/23h (sáb. e dom., 8h/23h; fecha 3ª). Inauguração: sáb. (13), 15h. Até 23/9. QUANTO: Grátis. 

 

Fonte: Estadão