Sindicato dos Comerciários

De Sindicato dos Comerciários
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

História

Em 16 de junho de 1940 existiam duas entidades representantes da categoria: Sindicato dos Comerciários de São Paulo e Sindicato União dos Comerciários. Foi feita a fusão no mesmo ano e a entidade passou a se chamar Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo, tendo como presidente Miguel de Souza Santos.

O Sindicato foi fundado em 15 de maio de 1941, quando teve o reconhecimento como entidade sindical. A partir daí foi eleita a primeira diretoria, cuja posse da chapa, encabeçada pelo presidente Sylvio de Oliveira Dorta, ocorreu em 26 de junho de 1942.

Na presidência de Ricardo Patah, a entidade passou a se chamar Sindicato dos Comerciários de São Paulo. O Sindicato se empenha a cada dia para oferecer o melhor à categoria, com um sindicalismo moderno e democrático. Acompanha as mudanças socioeconômicas e políticas do País, sempre na defesa dos comerciários paulistanos, o que prova sua credibilidade perante a categoria. Por ter na base mais de 450 mil trabalhadores, tornou-se o maior Sindicato da América Latina. No mundo globalizado, o Sindicato luta com afinco para que os direitos trabalhistas sejam cumpridos, além de investir em benefícios, saúde, educação, moradia e lazer. Sempre atuante, tem como lema o “Trabalho Decente e a Justiça Social”.

Galeria dos Presidentes

  • 2003 / no mandato (Ricardo Patah)
  • 1989 / 2003 (Rubens Romano)
  • 1970 / 1989 (Sylvio de Vasconcellos)
  • 1962 / 1969 (Mario Gessullo)
  • 1956 / 1958 (Sylvio de Vasconcellos)
  • 1954 / 1956 (Rui Barbosa)
  • 1952 / 1954 (Paulo T. da Silva Braga)
  • 1950 / 1952 (Amedeu Danilo Munhoz)
  • 1948 / 1950 (Amedeu Danilo Munhoz)
  • 1946 / 1948 (Alcides Dias Tavares)
  • 1944 / 1946 (Alcides Dias Tavares)
  • 1942 / 1944 (Sylvio de Oliveira Dorta)

Missão A missão do Sindicato dos Comerciários de São Paulo é garantir os direitos trabalhistas e a melhoria das condições de vida do trabalhador comerciário, tanto na área sindical/trabalhista (política/legal), quanto na área social (saúde, lazer, cultura e habitação).

Visão O Sindicato dos Comerciários de São Paulo é uma entidade destinada a defender/proteger o direito dos trabalhadores, sendo reconhecida como representante, de fato e de direito, da categoria comerciária da base territorial, atuando fortemente na política sindical para o fortalecimento da categoria, para garantia de sucesso nas suas reivindicações e com reconhecimento nacional de sua força e compromisso social.

Valores · Transparência e ética nas suas ações político-administrativas. · Qualidade na prestação de serviços para os comerciários sindicalizados ou não. · Capacitação do quadro de dirigentes e funcionários para consecução dos objetivos da entidade. · Respeito ao ser humano e ao meio ambiente.

Presidência

Ricardo Patah é o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo desde 2003 e foi reeleito em 2007. Na entidade está desde 1991, onde já ocupou vários cargos até assumir a Presidência. Atualmente, Patah também é o presidente da central União Geral dos Trabalhadores - UGT. Seu primeiro emprego foi no comércio, em 1972, no antigo Bazar 13, que foi incorporado pelo Grupo Pão de Açúcar. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, também realizou cursos de qualificação sindical nos Estados Unidos e em Israel.

Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em 1999, Patah foi representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS, em 2001, e membro do Conselho da Previdência Social, em 2005.

Desde maio de 2007, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reúne representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e líderes de movimentos sociais.

Como dirigente sindical, Patah defende um novo rumo para o sindicalismo brasileiro, incorporando as ideias de cidadania, ética e inovação, e agregando ao movimento sindical os excluídos do mercado de trabalho: os desempregados, os trabalhadores na informalidade e os brasileiros que estão à margem do processo produtivo. Sempre atuante, tem como lema o trabalho decente, inclusão e justiça social.

Palavra do Presidente

Patah extensions

Você, comerciário, é nosso foco, por isso é que sempre estamos inovando para oferecer o melhor à categoria. Quando digo ‘nosso foco’, quero ressaltar que trabalhamos com afinco para atender suas necessidades.

Quero dizer que nossa comunicação é de extrema importância para que haja cada vez mais transparência em tudo que o Sindicato faz. O nosso site é um dos veículos fundamentais para essa comunicação, devido à sua agilidade em informações on line. Implantado no meu primeiro mandato, hoje temos mais de cinco milhões de acessos.

Devido ao crescimento dos serviços do Sindicato, fomos nos aperfeiçoando e queremos informar você, comerciário, de cada detalhe de nossa entidade. Para isso, está à sua disposição o novo site do Sindicato, totalmente reestruturado, onde você poderá navegar e verificar que os menus, tanto superiores quanto laterais, estarão sempre fixos, independentemente do assunto que você estiver consultando.

No site você poderá ver desde a história do Sindicato, Convenções Coletivas de Trabalho, ter informações da sede, subsedes, ambulatório, colônia de férias, clube de campo, além de poder conhecer cada um ao clicar nas diversas fotos para uma maior visualização do local. Há também o guia médico, sempre atualizado, e as parcerias que o Sindicato tem, principalmente com as universidades que oferecem descontos para os associados. Na página principal, além das notícias e do fale com o Sindicato, você terá acesso a todas as ações sindicais que a entidade faz em frente às lojas devido a denúncias recebidas, para que os direitos dos comerciários sejam respeitados.

É isso e muito mais que o nosso Wiki oferece para você, que merece toda nossa dedicação, 24 horas por dia.


Ricardo Patah, presidente do Sindicato

Diretoria

A nova Diretoria do Sindicato que tomou posse em 11 de julho de 2011, indica Plano de Luta por mais Conquistas. Esse é o compromisso da nova gestão que vai dirigir o Sindicato nos próximos quatro anos.

  • Ricardo Patah, presidente
  • José Gonzaga da Cruz, Diretor Vice-Presidente
  • Edson Ramos Diretor Secretário Geral
  • Antonio Carlos Duarte Diretor Tesoureiro/Financeiro
  • Marcos Afonso de Oliveira Diretor do Departamento Jurídico
  • Antonio Evanildo Rabelo Cabral Diretor de Educação, Formação Profissional e Esportes
  • Neildo Francisco de Assis Diretor do Patrimônio
  • Josimar Andrade de Assis Diretor de Relações Sindicais
  • Cleonice Caetano Souza Diretora de Assistência Social e Previdência


  • Suplentes da Diretoria

Amanda Cristina Bernardo - Aparecido Tadeu Plaça - Cremilda Bastos Cravo
Dijalma Alves Domingues - Isabel Kausz dos Reis - Isaias Roberto da Silva
Marinaldo Antonio de Medeiros - Marlene Teixeira Rodrigues - Rosilania Correia Lima

  • Conselho Fiscal

Avelino Garcia Filho - Adriana Machado - Luiz Hamilton de Sousa

  • Suplentes do Conselho Fiscal

Gino Vaccaro - Domingos Serralvo Moreno - Maria das Graças da Silva Reis

  • Delegados Federativos

Nildo Nogueira - Wilson Moura da Silva

  • Suplentes de Delegados Federativos

Natalli Regina Fonseca de Almeida - Erasmo Jacinto da Silva

  • Conselho de Planejamento Estratégico

Rubens Romano - Julio Nicolau - Manuel Correia - Eduardo Karan

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas