Paulitália paga multa a comerciários

03/09/2013

Após abrir em vários domingos não permitidos, a Concessionária Paulitália foi obrigada a pagar multa aos 15 comerciários da rede escalados para trabalhar aos domingos.


A conquista do pagamento da multa de descumprimento é resultado da Ação Judicial promovida pelo Departamento Jurídico do Sindicato dos Comerciários de São Paulo contra a rede de concessionárias na cidade.


A multa será paga em cinco parcelas de R$ 1.500, totalizando R$ 7.500 por trabalhador, correspondente a cinco domingos em que a loja abriu irregularmente, desrespeitando a Convenção Coletiva de Trabalho.


Na segunda-feira, dia 2 de setembro, os comerciários vieram à Sede da Entidade retirar os cheques correspondentes a duas parcelas e se disseram satisfeitos com os resultados das ações e com o dinheiro extra.


“Sei que precisamos trabalhar, mas também precisamos descansar. Se, ao invés de descansar, tenho que trabalhar, que seja bem pago”, falou o comerciário Luiz Fernando.


 “A lei está aí para ser cumprida. Se abrir sem permissão, então vai ter que pagar multa”, disse Maurício de Jesus.


“Esse dinheiro chegou em boa hora, vou pagar algumas contas que estão atrasadas”, declarou a vendedora Carla Magalhães.


Para a comerciária Vanderli de Almeida, o início das blitz do Sindicato às empresas que insistiam em abrir todos os domingos foi o que a motivou a se associar à Entidade. “Domingo é família, e o Sindicato é o suporte para que isso aconteça. Agora acredito mais ainda que não estamos sozinhos. O Sindicato está aí para fazer com que as leis sejam cumpridas”, comemorou a vendedora.


O acordo de abrir apenas dois domingos ao mês foi aprovado em assembleia e firmado na Convenção Coletiva de Trabalho. No entanto, a concessionária Paulitália vem descumprindo a Convenção desde o início das ações do Sindicato, em janeiro de 2012.