Cuidado com o que você come!

24/04/2013

Será que isso é mesmo verdade? O alimento, tão necessário a sobrevivência também pode causar doenças?

Desde o momento em que saem do campo até chegarem ao prato, os alimentos percorrem longo caminho. Se não forem manipulados corretamente, com higiene e segurança, eles oferecem riscos à saúde, principalmente às crianças, idosos, gestantes e pessoas com baixa resistência imunológica.

As principais doenças de origem alimentar são causadas por fungos, vírus e bactérias. Esses microorganismos nem sempre alteram a cor ou o cheiro dos alimentos, tampouco podem ser vistos a olho nu. No Brasil, a campeã é a infecção por salmonela, principalmente por causa do consumo de ovos ou maionese caseira contaminada. Dores no estômago, náuseas, mal-estar e febre, que podem durar alguns dias ou evoluir para um quadro mais grave, são indícios de doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados. Na presença de algum desses sinais, é necessário procurar atendimento médico.

Em casa, o hábito de lavar as mãos e ter cuidados básicos na preparação e conservação dos alimentos pode reduzir drasticamente o risco de contaminação. Já agricultores, fabricantes, distribuidores, transportadores, comerciantes e ambulantes devem adotar boas práticas nos serviços. Essas medidas preventivas garantem segurança e qualidade dos alimentos.